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    Por que você deveria inserir o peixe na sua dieta?

    Estudo recente mostra que o consumo do alimento pode ajudar alguém a ter uma boa saúde até a 3ª idade

    Por Larissa Valença

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    Segundo nova pesquisa publicada no periódico científico, BMJ, algumas gorduras encontradas nos frutos do mar podem ajudar a manter as pessoas saudáveis por anos. Uma reportagem sobre o tema, também, foi publicada na famosa revista americana Time.

    Elevados níveis de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3- gorduras saudáveis encontradas em comidas, como o peixe, podem estar associados com uma grande chance de ter um envelhecimento saudável, de acordo com o estudo observacional.

    Segundo o coautor do levantamento, Heidi Lai, pós-doutoranda na Escola Friedman de Ciências e Políticas Nutricionais da Tufts, o ômega-3 encontrado no peixe aparenta ter efeitos fortes.

    O trabalho se focou, especialmente, no envelhecimento de forma saudável- o que significa viver na terceira idade sem ter nenhuma doença crônica, como problemas cardíacos, demência, câncer, por exemplo. 

    Para ela, as pessoas, hoje, estão vivendo mais, porém, elas não necessariamente têm uma boa saúde. Ninguém deseja viver bastante e gastar a maior parte do tempo com o peso das enfermidades.

    O estudo examinou mais de 2 mil 600 idosos. Os indivíduos eram saudáveis quando o trabalho começou, e a idade média deles era 74. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue para mensurar os níveis de 46 diferentes ácidos graxos de ômega-3 no começo do levantamento, seis e sete anos depois. Os voluntários, também, forneceram informações de saúde e demográficas em cada visita clínica e preencheram detalhes sobre a dieta por todo o período da pesquisa.

    Depois de aproximadamente 25 anos de acompanhamento, só 11% das pessoas preencheram a definição de envelhecimento saudável- e os ácidos graxos ômega 3 pareceram desempenhar papel determinante para aqueles que se encaixaram nesse enquadramento. Comparado com pessoas com baixos níveis de ômega 3, quem apresentou níveis altos do componente teve 18% menos riscos de envelhecer de forma não saudável.

    Ao olhar para específicos ácidos graxos, segundo os pesquisadores, a redução mais significativa no risco de envelhecer de modo insalubre se mostrou associada com o ômega-3 de peixes, talvez porque esses componentes estão relacionados à melhoria de muitos aspectos, incluindo à saúde cardiovascular e cognitiva. Os indivíduos do grupo com baixo risco, também, reportaram comer mais desse alimento do que seus pares, aponta a pesquisa. Eles consumiam, em média, duas porções desse item por semana, enquanto pessoas com baixos níveis de ômega-3 ingeriam, aproximadamente, uma porção de frutos do mar por semana. Então, já sabe inclua a comida no seu regime alimentar!

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