Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Alta de diesel e fertilizantes eleva custo de produção do açúcar e pressiona produtores

Alta de diesel e fertilizantes eleva custo de produção do açúcar e pressiona produtores

Reuters

13/05/2026

Placeholder - loading - Trabalhador usa um painel de controle em uma colhedora de cana antes de começar a cortar cana em uma fazenda em Pitangueiras, Brasil, em 1º de maio de 2018. REUTERS/Marcelo Teixeira
Trabalhador usa um painel de controle em uma colhedora de cana antes de começar a cortar cana em uma fazenda em Pitangueiras, Brasil, em 1º de maio de 2018. REUTERS/Marcelo Teixeira

Atualizada em  13/05/2026

Por Marcelo Teixeira

NOVA YORK, 13 Mai (Reuters) - ​Os preços mais altos dos fertilizantes e do diesel, insumos essenciais para a agricultura, aumentaram o custo de produção do açúcar nos principais países produtores, incluindo o Brasil, disse o analista-chefe da consultoria Datagro nesta quarta-feira.

Plinio Nastari disse que o custo de produção do açúcar no Brasil, o maior exportador global, equivale atualmente a um preço de 18,63 centavos de dólar por libra-peso, tendo aumentado cerca de 2 centavos de dólar por libra-peso em um ⁠ano.

Com ⁠os preços do açúcar bruto em ​Nova ‌York sendo negociados a cerca de 15,30 centavos de dólar por libra-peso nesta quarta-feira, nenhum produtor de açúcar no mundo está ganhando dinheiro atualmente, mostraram os dados.

Os preços do diesel e dos fertilizantes ⁠aumentaram devido à situação no Oriente Médio.

De acordo com a ​Datagro, a Austrália é o segundo produtor de açúcar mais competitivo do ​mundo, depois do Brasil, com 20,02 centavos ‌de dólar por ​libra-peso de ⁠custo de produção, seguida pela Guatemala, a 20,25 centavos, e pela Tailândia, outro grande exportador, a 21,33 centavos de dólar por libra-peso.

Nastari disse, durante uma ​apresentação na Citi ISO Datagro Sugar & Ethanol Conference, em Nova York, que essa situação levará à queda do plantio de beterraba no Hemisfério Norte e de cana-de-açúcar em áreas tropicais, como a Tailândia, à medida ​que os agricultores mudarem para outras culturas.

A Datagro estima que a área de beterraba da União Europeia cairá entre 8% e 12% na nova temporada, que começa em outubro. Ela prevê que a produção de açúcar no bloco cairá 8%. A consultoria estima que a produção tailandesa de açúcar cairá de 12 milhões de toneladas na temporada anterior para 10,3 milhões de ​toneladas em 2026/27.

'Acreditamos que alguma área de cana será perdida na Tailândia devido ‌aos baixos preços', disse Jeremy ⁠Austin, diretor da trader de açúcar Sucden.

Ele disse que a área cultivada da Tailândia poderia cair entre 5% e 6%, com os agricultores mudando ⁠para a mandioca.

'Espera-se que os preços dos ⁠fertilizantes, especialmente os fertilizantes nitrogenados, permaneçam ⁠altos mesmo depois ⁠da ​guerra, até que haja uma normalização da oferta', disse Nastari.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.