Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Premiê da Grécia decreta fim de 'Odisseia moderna' após resgate financeiro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Premiê da Grécia decreta fim de 'Odisseia moderna' após resgate financeiro"

Publicada em  

Por Michele Kambas e George Georgiopoulos

ATENAS (Reuters) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, foi à ilha de Ítaca nesta terça-feira, um gesto repleto de simbolismo clássico feito no momento em que o país emerge de nove anos de crise e de pacotes de resgate financeiro internacional.

'Ítaca será identificada novamente com o fim de uma Odisseia dos tempos modernos (que foi) muito difícil para o povo grego', disse o premiê ao chegar à ilha.

No poema épico de Homero, Ulisses volta para sua Ítaca natal depois de lutar na guerra de Troia e ficar perdido no mar durante 10 anos.

Tsipras fez um pronunciamento oficial na ilha um dia depois de a Grécia encerrar seu terceiro acordo de resgate financeiro com credores internacionais, que financiaram o país a partir de 2010 em troca de reformas duras e austeridade sob monitoramento de seus inspetores.

'Não estamos dizendo que todos os problemas foram solucionados porque encerramos o resgate financeiro, não comemoraremos', disse o vice-ministro da Economia, Alexis Haritsis, à estatal TV ERT. 'Mas é um dia significativo e é um sucesso conseguir sair de uma vigilância dura'.

O ex-premiê George Papandreou, que adotou o primeiro pacote de resgate financeiro dos parceiros da Grécia na zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) oito anos atrás, também usou a Odisseia como analogia à época.

'Estamos em um caminho difícil, uma nova odisseia para a Grécia e a nação grega', disse Papandreou na ocasião. 'Mas conhecemos o caminho para Ítaca, e demarcamos as águas em nossa busca'.

Seguiram-se austeridade e tumulto político e a economia encolheu em um quarto, empurrando um terço da população para a pobreza e forçando a imigração de milhares.

Dois outros pacotes vieram em 2012 e 2015. No total, os 288 bilhões de euros que a Grécia emprestou são o maior resgate financeiro da história, sobrecarregando o país com dívidas equivalentes a 180 por cento de seu produto interno bruto (PIB) anual.

Nos próximos anos a Grécia terá que manter superávits primários, excluindo os pagamentos da dívida, e novos cortes nas pensões podem ocorrer em 2019.

Um jornal também se referiu à longa jornada de Ulisses. 'Mesmo depois de Ítaca continuaremos remando', disse o diário Ethnos em sua primeira página.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. premie da grecia decreta fim …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.