Prêmio de arquitetura e design elege as 7 estações de trem mais bonitas do mundo
Seleção do Prix Versailles reúne terminais da Austrália, França, Itália, Arábia Saudita e Estados Unidos
Redação
29/09/2026
Sete estações de trem e metrô foram escolhidas pelo Prix Versailles entre as mais bonitas do mundo em 2026. A seleção do prêmio internacional de arquitetura e design foi divulgada nesta segunda-feira (28) e reúne projetos na Austrália, França, Itália, Arábia Saudita e Estados Unidos.
Criado em 2015 sob a chancela da Unesco, o Prix Versailles reconhece projetos recém-inaugurados que combinam criatividade e inovação e promovem a sustentabilidade. A premiação contempla diferentes áreas da arquitetura, incluindo restaurantes, hotéis, aeroportos e instalações ferroviárias.
Em Melbourne, na Austrália, a Town Hall Station fica no centro histórico da cidade. O terminal tem grandes túneis e um saguão com oito colunas que imitam árvores. Os galhos sustentam a cobertura e criam uma atmosfera semelhante à de uma catedral. O espaço tem ainda um teto abobadado de cobre com 10 metros de altura.
Na França, a Lyon Part-Dieu Station, em Lyon, passou por mais de uma década de obras e foi transformada em um hub multimodal. O local recebe trens regionais, nacionais e internacionais e ganhou novos acessos. A Praça Charles Béraudier, distribuída em dois níveis, contribuiu para ampliar o espaço aberto do terminal.
A Itália aparece com duas estações na seleção. Em Roma, a Colosseo - Fori Imperiali Station foi inaugurada em dezembro de 2025 e incorporou ao projeto itens arqueológicos encontrados durante as escavações para sua construção. Em Nápoles, a Monte Sant’Angelo Station integra a nova linha 7 do metrô e foi concebida pelo artista Anish Kapoor.
Na Arábia Saudita, as duas escolhidas ficam em Riade. A National Museum Station foi projetada como porta de entrada para o Museu Nacional e o centro histórico da cidade. Já a Western Station tem dois longos corredores com coberturas onduladas, cujas formas remetem às dunas do deserto.
Nos Estados Unidos, o LAX/Metro Transit Center, em Los Angeles, atende duas linhas de metrô e 16 linhas de ônibus e dá acesso ao aeroporto internacional da cidade. O espaço também conta com uma central de bicicletas e terá, futuramente, um sistema automatizado de transporte.
O projeto utiliza coberturas esculturais, tetos de vidro e painéis solares, que cobrem metade da demanda de energia. A estrutura também favorece a ventilação natural, reduzindo a necessidade de ar-condicionado.
Redação

