Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente da Sérvia demanda concessões de Kosovo sobre autonomia para sérvios antes de nova votação

Placeholder - loading - Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, dá entrevista à Reuters em Belgrado 09/06/2023 REUTERS/Zorana Jevtic
Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, dá entrevista à Reuters em Belgrado 09/06/2023 REUTERS/Zorana Jevtic

Publicada em  

Por Ivana Sekularac e Aleksandar Vasovic

BELGRADO (Reuters) - O presidente da Sérvia pediu a Kosovo nesta sexta-feira para não organizar novas eleições para prefeitos no norte do país até que mais autonomia tenha sido concedida aos sérvios étnicos que formam a maioria local e boicotaram um pleito anterior.

'Todos os sérvios no norte pensam na Sérvia como seu país, não em Kosovo. Essa é a realidade', disse o presidente sérvio Aleksandar Vucic em entrevista à Reuters em Belgrado. 'Alguém precisa controlar e organizar uma (nova) eleição lá.'

A violência explodiu no norte de Kosovo na semana passada, depois que prefeitos de etnia albanesa foram empossados ​​em vários municípios de maioria sérvia após as eleições locais de abril, que tiveram apenas 3,5% de comparecimento.

Em resposta à agitação, em que os manifestantes sérvios entraram em confronto com as forças de paz da Otan, deixando dezenas de feridos em ambos os lados, a Sérvia colocou suas Forças Armadas em alerta máximo de combate e a Otan enviou reforços para sua missão em Kosovo.

A União Europeia e os Estados Unidos, os maiores apoiadores de Kosovo, pediram que Pristina organize novas eleições na área de maioria sérvia para diminuir as tensões, e que a Sérvia abandone seu alerta de combate e afaste as tropas da fronteira com Kosovo.

Mas Vucic disse que as autoridades de Kosovo -- uma antiga província sérvia que declarou independência em 2008 após um levante de maioria étnica albanesa nos anos 1990 -- precisarão fazer algumas concessões para garantir a participação sérvia em uma nova votação.

'Ainda não temos uma associação de municípios sérvios, ainda não há retirada das forças policiais especiais (albanesas de Kosovo) e prefeitos de lá', disse ele.

Um acordo mediado pela União Europeia de uma década previa que os sérvios do norte estabelecessem uma associação de municípios autônomos em troca do reconhecimento das instituições de Kosovo, mas o acordo nunca foi implementado.

O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, disse que, se receber maior autonomia sob uma associação de municípios, a área de maioria sérvia poderia organizar um referendo para voltar à Sérvia.

Vucic ainda disse que a Sérvia está considerando se deve reduzir sua prontidão de combate. 'Vamos manter nossas tropas em alerta máximo, não em alerta máximo de combate, porque isso custa muito.'

(Reportagem de Ivana Sekularac e Aleksandar Vasovic)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente da servia demanda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.