Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente do Fed de St Louis diz que há pouco espaço para novos cortes nos juros

Presidente do Fed de St Louis diz que há pouco espaço para novos cortes nos juros

Reuters

22/09/2025

Placeholder - loading - Presidente do Federal Reserve de St Louis, Alberto Musalem 09/05/2025. REUTERS/Ann Saphir/File Photo
Presidente do Federal Reserve de St Louis, Alberto Musalem 09/05/2025. REUTERS/Ann Saphir/File Photo

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de St Louis, Alberto Musalem, disse nesta segunda-feira que defendeu o corte da taxa de juros na reunião do banco central norte-americano da semana passada como uma medida de precaução para proteger o mercado de trabalho, mas afirmou que pode haver 'espaço limitado' para novas reduções dada a inflação acima da meta de 2% do Fed.

'Defendi a redução de 25 pontos-base na taxa básica de juros pelo Fomc na semana passada como uma medida de precaução com o objetivo de apoiar o mercado de trabalho em pleno emprego e contra um enfraquecimento ainda maior', disse Musalem em comentários preparados para serem apresentados na Brookings Institution, em Washington.

'No entanto, acredito que há espaço limitado para mais afrouxamento sem que a política monetária se torne excessivamente acomodatícia, e devemos agir com cautela.'

Musalem vota sobre a política monetária neste ano e disse que ainda acha que o risco de uma inflação mais persistente acima da meta do Fed significa que a taxa de juros referencial precisa permanecer alta o suficiente para compensar o risco de aumento dos preços.

Os consumidores ainda estão gastando, o crescimento desacelerou mas continua próximo da tendência, e outros fatores, como condições financeiras frouxas, sustentam a atividade econômica, disse ele.

As tarifas estão aumentando a inflação e, embora o impacto tenha sido menor do que o esperado, o efeito total pode não ser sentido por mais alguns meses, à medida que as empresas ajustam os preços, acrescentou ele.

'A política monetária deve continuar a se inclinar contra a persistência de uma inflação acima da meta', disse Musalem. Embora possa haver riscos para a taxa de desemprego, a menos que eles comecem a se materializar, 'enfatizar demais o mercado de trabalho... pode fazer mais mal do que bem'.

Na semana passada, as autoridades do Fed se mostraram divididas quanto à necessidade de novos cortes na taxa de juros este ano. Embora a projeção mediana seja de mais duas reduções de 25 pontos até o final de 2025, sete membros veem a manutenção como apropriada.

(Reportagem de Howard Schneider)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.