Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Cardeal do Vaticano considera 'estranhos' os ataques de Trump ao papa Leão

Cardeal do Vaticano considera 'estranhos' os ataques de Trump ao papa Leão

Reuters

06/05/2026

Placeholder - loading - O papa Leão aperta a mão do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no Vaticano 19 de maio de 2025 Vatican Media/Simone Risoluti/Divulgação via REUTERS
O papa Leão aperta a mão do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no Vaticano 19 de maio de 2025 Vatican Media/Simone Risoluti/Divulgação via REUTERS

Atualizada em  06/05/2026

Por Joshua McElwee

ROMA, 6 Mai (Reuters) - Um cardeal ​sênior do Vaticano considerou nesta quarta-feira 'estranhos' os comentários depreciativos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao papa Leão envolvendo a guerra do Irã, um dia antes de o secretário de Estado dos EUA se reunir com o papa.

Questionado sobre como avalia os ataques de Trump a Leão, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, respondeu: 'Para mim, parece um pouco estranho, para dizer o mínimo'.

'Eu não ⁠gostaria ⁠de entrar em julgamentos ou avaliações ​pessoais ‌sobre isso', disse o cardeal a jornalistas do lado de fora de um evento perto do Vaticano.

Leão, que receberá o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no Vaticano ⁠para uma reunião na quinta-feira, atraiu a ira de Trump ​após se tornar um crítico contundente tanto da guerra dos ​Estados Unidos e Israel contra o Irã, ‌quanto das políticas ​de ⁠imigração linha-dura do governo Trump.

O presidente manteve uma série de ataques públicos ao papa sem precedentes nas últimas semanas, provocando uma reação de líderes ​cristãos de todo o espectro político.

O embaixador dos EUA na Santa Sé disse a jornalistas na terça-feira que a conversa entre Leão e Rubio, a primeira conhecida entre o papa e um ​funcionário do gabinete de Trump em quase um ano, deve provavelmente ser 'franca'.

Parolin disse nesta quarta-feira que a reunião foi solicitada pelos EUA. Segundo ele, Leão deve escutar atentamente o que Rubio tem a dizer.

'Imagino que eles vão falar sobre tudo o que aconteceu nos últimos dias', disse o cardeal.

Trump sugeriu falsamente na segunda-feira que o papa ​não veria problema na obtenção de armas nucleares por parte do Irã e ‌que ele estaria 'colocando em risco ⁠muitos católicos' ao se opor à guerra.

Leão disse a jornalistas após o último ataque de Trump que ele estava apenas ⁠divulgando a mensagem cristã de paz. O ⁠papa também rejeitou firmemente a ideia ⁠de que ⁠apoia ​armas nucleares, que a Igreja Católica ensina serem imorais.

(Reportagem de Joshua McElwee)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.