Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Príncipe herdeiro saudita alerta para escalada com o Irã e defende solução política

Placeholder - loading - Píncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman 27/06/2019 REUTERS/Jorge Silva
Píncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman 27/06/2019 REUTERS/Jorge Silva

Publicada em  

Por Matt Spetalnick e Timothy Gardner

WASHINGTON (Reuters) - O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, alertou em uma entrevista transmitida no domingo que os preços do petróleo podem atingir 'números inimaginavelmente altos' se o mundo não se unir para deter o Irã, mas disse que prefere uma solução política a uma opção militar.

Falando ao programa '60 Minutes', da rede CBS, o príncipe também negou ter ordenado que agentes sauditas assassinassem o jornalista Jamal Khashoggi no ano passado, mas disse que no final das contas assume 'responsabilidade total' como governante de fato do reino.

Embora a morte de Khashoggi tenha provocado uma revolta global e maculando a reputação do príncipe herdeiro saudita, o impasse tenso do governo Trump com o Irã, arquirrival da Arábia Saudita, dominou a política dos Estados Unidos em relação a Riad no passado recente, especialmente depois dos ataques de 14 de setembro ao coração da indústria petrolífera saudita.

'Se o mundo não adotar uma ação forte e firme para deter o Irã, veremos novas escaladas que ameaçarão interesses mundiais', disse o príncipe, conhecido como MbS, por meio de um tradutor. 'Haverá transtornos nos suprimentos de petróleo e os preços do petróleo saltarão para números inimaginavelmente altos que nunca não vimos no curso de nossas vidas'.

Em uma entrevista realizada na terça-feira na Arábia Saudita, ele disse que concorda com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que os ataques, que interromperam mais de 5% do suprimento global de petróleo, foram um ato de guerra do Irã.

Mas ele disse que prefere uma resolução política porque uma guerra regional faria a economia global ruir. Os EUA, potências europeias e a Arábia Saudita atribuíram os ataques ao Irã, que nega envolvimento -- o grupo iemenita houthi, aliado do Irã, reivindicou sua autoria.

MbS também disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, deveria se encontrar com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, para elaborar um novo acordo sobre o programa nuclear de Teerã e suas atividades regionais.

Os esforços para aproximar os dois na Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada fracassaram. As tensões entre EUA e Irã se agravaram desde que os EUA se retiraram no ano passado do acordo nuclear de 2015 e reativaram sanções contra o Irã.

Dias antes do aniversário do assassinato de Khashoggi, MbS respondeu 'de jeito nenhum' quando indagado se o ordenou, mas disse assumir responsabilidade total, 'já que foi cometido por indivíduos a serviço do governo saudita'.

'Isso foi um erro. E devo adotar todas as ações para evitar tal coisa no futuro', afirmou.

(Reportagem adicional de Stephen Kalin em Riad)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. principe herdeiro saudita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.