Procon-SP faz enquete sobre consumo na Black Friday
Evento de descontos acontece na última sexta-feira de novembro
Redação, com informações da Agência SP
10/11/2025
O Procon-SP lançou uma enquete em seu site para entender o comportamento dos consumidores paulistas durante a Black Friday, evento de descontos que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, que neste ano cai no dia 28. Com o objetivo de aprimorar as orientações, o órgão de defesa do consumidor busca identificar hábitos, percepções e sentimentos que influenciam o consumo neste período.
Aberta ao público em geral, a pesquisa reúne 26 perguntas sobre temas que vão desde o acompanhamento das ofertas até o impacto dos influenciadores nas decisões de compra. A reação a anúncios do tipo “só hoje” e a relação entre preço, qualidade e status também estão entre os tópicos abordados.
“A ideia é ampliar continuamente nosso repertório sobre o comportamento dos consumidores, entender o que leva à confiança ou à desconfiança nas promoções e identificar novas formas de orientar o público para escolhas mais conscientes”, disse a diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, Elaine da Cruz.
Com base nas respostas, o Procon-SP pretende produzir análises e estudos comparativos sobre o perfil do consumidor paulista, cruzando percepções por faixa etária, renda e escolaridade. As conclusões devem servir de subsídio para novas campanhas, pesquisas e ações educativas.
Além de medir o grau de confiança nas promoções, o levantamento explora aspectos emocionais — como arrependimento, ansiedade, satisfação e culpa — e comportamentos coletivos, como o impulso de compra por influência de amigos ou redes sociais.
O questionário ficará disponível na capa do site www.procon.sp.gov.br até o dia 24.
Redação, com informações da Agência SP

