Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Produção global de vinho é prejudicada por choques climáticos, diz OIV

Produção global de vinho é prejudicada por choques climáticos, diz OIV

Reuters

12/11/2025

Placeholder - loading - Vinho tinto francês é servido em uma taça no Château du Pavillon em Sainte-Croix-du-Mont, França 29 de julho de 2019 REUTERS/Regis Duvignau
Vinho tinto francês é servido em uma taça no Château du Pavillon em Sainte-Croix-du-Mont, França 29 de julho de 2019 REUTERS/Regis Duvignau

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) -A produção mundial de vinho aumentou ligeiramente em 2025, mas a produção permaneceu abaixo da média pelo terceiro ano consecutivo, uma vez que os vinhedos enfrentaram condições climáticas extremas e voláteis, informou a Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

A OIV estimou a produção mundial de vinho em 232 milhões de hectolitros (mhl) este ano, um aumento de 3% em relação a 2024, mas ainda 7% abaixo da média de cinco anos.

'Se analisarmos as causas da produção mais baixa dos últimos três anos, a maior parte é, na verdade, pelas variações climáticas que observamos em ambos os hemisférios', disse o diretor-geral da OIV, John Barker, em entrevista à Reuters.

'Algumas regiões tiveram calor e seca, e depois tiveram chuvas torrenciais ou geadas inesperadas. E o fato de que este é realmente o terceiro ano consecutivo em que estamos vendo esses tipos de efeitos é bastante impressionante.'

Na Europa, a França registrou sua menor safra desde 1957, e a produção da Espanha caiu para o nível mais baixo em 30 anos, enquanto a Itália recuperou sua posição de maior produtor mundial com um aumento de 8% na produção, ajudada por condições climáticas favoráveis.

Espera-se que os Estados Unidos, o quarto maior produtor de vinho do mundo, produzam 21,7 milhões de hectolitros de vinho, um aumento de 3% em relação a 2024, embora bem abaixo dos picos históricos e 9% abaixo da média de cinco anos.

A produção no Hemisfério Sul se recuperou em 7% depois de cair por três anos consecutivos, liderada pela África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Brasil, compensando as quedas no Chile, mas a produção permaneceu 5% abaixo da média, informou a OIV.

Espera-se que o crescimento limitado da produção global de vinho ajude a estabilizar os estoques em meio à demanda lenta nos mercados maduros, à queda do consumo na China e à incerteza contínua no comércio global, disse Barker.

'A baixa produção pode ser muito difícil para produtores individuais e regiões... mas, de uma perspectiva macroeconômica, é positiva, porque realmente garante que a produção e o consumo estejam mais ou menos alinhados', disse Barker.

A OIV deve atualizar suas estimativas ainda este ano. Um hectolitro é o equivalente a 133 garrafas de vinho padrão.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

(((Tradução Redação Rio de Janeiro))REUTERS PF)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.