Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Projeto de abuso de autoridade pode inviabilizar PF e MP, diz nota do Ministério da Justiça

Placeholder - loading - 09/08/2019 REUTERS/Adriano Machado
09/08/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - Uma nota técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública afirma que o projeto de lei de abuso de autoridade --enviado para análise do presidente Jair Bolsonaro após ser aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira-- pode 'inviabilizar' o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público.

'É possível identificar diversos elementos que podem, mesmo sem intenção, inviabilizar tanto a atividade jurisdicional, do MP e da polícia, quanto as investigações que lhe precedem', diz a nota obtida pela Reuters.

Bolsonaro tem 15 dias para decidir se sanciona integral ou parcialmente ou veta integralmente a proposta, que tem sido alvo de críticas de várias entidades que participam do sistema Judiciário.

A análise da área técnica do Ministério da Justiça cita que um dos artigos do projeto --que considera abuso de autoridade decretar prisão em 'manifesta desconformidade com as hipóteses legais-- limita o exercício do juiz e cria 'uma zona cinzenta pela qual o magistrado deve caminhar para viabilizar a compatibilidade entre a norma e a sociedade'.

'Em última instância, o dispositivo depõe contra a própria dinâmica e evolução do direito pela via jurisprudencial', diz a análise.

Bolsonaro já disse que a decisão sobre o projeto de lei será tomada de forma serena após ouvir ministros.

'Os ministros vão dar cada um a sua opinião, sugestão de sanção ou alguns vetos e vamos tomar a decisão de forma bastante tranquila e serena', disse Bolsonaro a jornalistas quinta-feira.

Para Bolsonaro, 'existe abuso, somos seres humanos, mas a gente não pode cercear os trabalhos das instituições'. [nL2N25B1Z9]

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. projeto de abuso de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.