Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Proposta do governo para o Brexit ainda não convence, dizem trabalhistas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Proposta do governo para o Brexit ainda não convence, dizem trabalhistas"

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge e Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - O Partido Trabalhista, de oposição, disse nesta segunda-feira que a primeira-ministra britânica, Theresa May, ainda não conseguiu convencê-lo a apoiar o acordo de separação do país da União Europeia, dois dias antes de uma cúpula de emergência do bloco na qual o governo tentará adiar a saída de 12 de abril.

O Brexit já foi adiado uma vez, mas May quer mais tempo da UE enquanto negocia com o líder trabalhista Jeremy Corbyn, cuja sigla quer manter o Reino Unido mais próximo da UE depois da desfiliação.

Quase três anos depois de 52 por cento do eleitorado britânico chocar o mundo decidindo pelo rompimento com o bloco, May alertou que o Brexit pode nunca acontecer, mas disse que fará todo o possível para que aconteça.

O representante dos trabalhistas para o Brexit, Keir Starmer, disse que o governo May ainda não mudou sua posição sobre o processo, e que por isso não se chegou a nenhum avanço.

'Tanto nós quanto o governo abordamos isso no espírito de tentar encontrar um caminho adiante. Ainda não o encontramos. Continuaremos em busca isso', disse Starmer.

'A bola está no campo do governo', acrescentou. 'Precisamos ver com o que eles voltam e, quando o fizerem, adotaremos uma posição coletiva sobre isso'.

O que Starmer denominou como troca de comunicações ocorreu durante o final de semana e, embora não houvesse conversas agendadas para esta segunda-feira, ele disse que as coisas podem caminhar e que se colocou em circulação uma pauta que incluiu a ideia de um referendo de confirmação.

O porta-voz de May disse que ela torce para que novas conversas formais aconteçam ainda nesta segunda-feira, e que quer chegar a um acordo o mais cedo possível.

Segundo o porta-voz, a premiê quer que o país tenha uma política comercial independente --algo difícil de conciliar à exigência trabalhista de filiação a uma união alfandegária-- e que os dois lados precisarão fazer concessões.

Os líderes da UE, exaustos com a indefinição da crise do Brexit, precisam decidir na quarta-feira se concedem um novo adiamento a May, que o solicitou para 30 de junho. A decisão pode ser vetada por qualquer um dos 27 outros países-membros.

Sem uma prorrogação, o Reino Unido deve deixar a UE às 22h de sexta-feira sem um acordo para amenizar o choque econômico.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. proposta do governo para o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.