Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Protestos são planejados após vídeo mostrar detenção fatal de homem negro no norte de Nova York

Protestos são planejados após vídeo mostrar detenção fatal de homem negro no norte de Nova York

Reuters

03/09/2020

Placeholder - loading - Viaturas de polícia em Rochester, no Estado de Nova York, nos EUA 03/09/2020 REUTERS/Lindsay DeDario
Viaturas de polícia em Rochester, no Estado de Nova York, nos EUA 03/09/2020 REUTERS/Lindsay DeDario

Por Gabriella Borter e Jonathan Allen

NOVA YORK (Reuters) - Protestos estavam sendo planejados nesta quinta-feira após a divulgação de um vídeo que mostra a prisão de um homem negro que morreu asfixiado em março depois que a polícia do norte do Estado norte-americano de Nova York colocou um capuz em sua cabeça quando ele estava ajoelhado no chão, algemado e nu.

Na quarta-feira, a família do falecido, Daniel Prude, pediu a prisão dos policiais envolvidos na morte, que ocorreu sete dias depois do incidente.

O legista do condado de Monroe determinou a morte de Prude como homicídio causado por 'complicações de asfixia por ocasião da sujeição física', de acordo com um relatório de autópsia, noticiou o jornal New York Times.

A morte de Prude aconteceu no dia 30 de março, dois meses antes de a morte de George Floyd pelas mãos da polícia de Mineápolis desencadear protestos internacionais contra a brutalidade policial e a injustiça racial nos Estados Unidos.

Ativistas, que estavam planejando protestos em Rochester e na Times Square da cidade de Nova York nesta quinta-feira, pediram que os agentes que detiveram Prude sejam presos e acusados por sua morte.

Após a divulgação do vídeo, na quarta-feira, protestos irromperam no centro de Rochester, cidade próxima do Lago Ontário situada cerca de 480 quilômetros ao norte da cidade de Nova York. A polícia usou spray de pimenta contra os manifestantes e prendeu nove pessoas, noticiou o Democrat and Chronicle.

No vídeo, é possível ouvir Prude gritando 'tirem isso... do meu rosto!' e 'Vocês estão tentando me matar'. Depois ele começa a chorar e sua voz se torna abafada. Também se ouve os policiais dizerem 'Acalme-se' e 'Pare de cuspir'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.