Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin sanciona lei que permite que ex-presidentes sejam senadores vitalícios

Placeholder - loading - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista coletiva de final de ano nos arredores de Moscou 17/12/2020 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista coletiva de final de ano nos arredores de Moscou 17/12/2020 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou uma lei nesta terça-feira que permite que ex-presidentes se tornem senadores vitalícios na câmara alta do Parlamento da Rússia depois que deixarem o Kremlin, revelou um site do governo.

A legislação vem na esteira de mudanças abrangentes iniciadas por Putin no sistema político russo neste ano que, entre outras coisas, lhe permitem concorrer a mais dois mandatos presidenciais de seis anos se quiser – ele teria que sair em 2024.

As reformas estão sendo analisadas atentamente em busca de pistas do que Putin pode fazer ao final de seu atual mandato, seu segundo consecutivo e quarto no total.

A legislação desta terça-feira permitiria que presidentes indiquem até 30 senadores ao Conselho da Federação, a câmara alta russa, e também se tornassem senadores depois de deixarem o cargo.

Outra legislação que ainda não foi sancionada, mas que já conta com o endosso da câmara baixa do Parlamento, concederia a ex-presidentes imunidade de processos por quaisquer delitos cometidos durante suas vidas, e não somente durante seu tempo no posto.

(Por Tom Balmforth)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. putin sanciona lei que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.