Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quem já teve dengue pode estar protegido contra o zika

Um novo estudo encontrou relação entre as duas doenças.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Quem já teve dengue pode estar protegido contra o zika"

Publicada em  

Um estudo recente sugeriu que pessoas que já tiveram dengue poderiam correr um riso menor de serem infectadas pelo vírus do Zika. Ele foi publicado na revista "Science" e liderado pelo médico brasileiro Ernesto T.A. Marques, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

"Nós identificamos que pessoas com altos níveis de anticorpos contra a dengue eram menos propensas a serem infectados pelo zika do que as pessoas com baixos níveis de anticorpos anti-dengue. Isso sugere que pessoas expostas várias vezes à dengue podem desenvolver proteção parcial contra o zika", explica.

Isso quer dizer que é possível que uma vacina contra a dengue pudesse oferecer, mesmo que temporariamente, alguma proteção contra o zika. Segundo Marques, no entanto, isso ainda precisa ser provado.

Atualmente, existe vacina contra a dengue disponível no Brasil, mas ela não deve ser aplicada em pessoas que nunca tiveram a doença. A Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, é o único imunizante do tipo com registro por aqui e é aplicada somente na rede privada de saúde.

O estudo também fornece evidências de que a epidemia de Zika no país diminuiu porque pessoas suficientes adquiriram imunidade para reduzir a eficiência da transmissão.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. quem ja teve dengue pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.