Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quem lê textos mais complexos costuma escrever melhor

O que você prefere ler no seu tempo livre? Sua escolha pode influenciar no modo como você escreve.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Quem lê textos mais complexos costuma escrever melhor"

Publicada em  

Segundo estudo recente da Universidade da Flórida, há relação entre o que você lê e a forma como você se expressa por escrito. Os autores Yellowlees Douglas e Samantha Miller chegaram a essa conclusão ao analisar os hábitos de leitura e a escrita de alunos de MBA da universidade.

Para ser aceito no curso de pós-graduação, todo candidato precisa escrever uma carta de apresentação: esse foi um dos materiais escolhidos para a análise.

“Para avaliar a escrita dos estudantes, nós escolhemos sempre o segundo parágrafo de sua carta de apresentação, pois isso garantiu que estivessem escrevendo para audiências semelhantes e com os mesmos objetivos”, explicou Douglas

Os parágrafos foram analisados a partir sua complexidade sintática e estrutura lexical. O mesmo foi feito com alguns dos textos que os estudantes disseram ter lido.

Aqueles que leram exclusivamente conteúdos mais leves tiveram as pontuações mais baixas em complexidade de escrita. Os que tiveram a maior pontuação foram os leitores de artigos de revistas acadêmicas ou livros de ficção aclamados pela crítica.

De acordo com os autores, isso pode acontecer devido a um efeito parecido com o que ocorre na comunicação oral: nós costumamos imitar aquilo que ouvimos ao nosso redor. Da mesma forma, quem está em contato com um vocabulário e construções frasais mais complexos tende a usá-los em suas próprias composições.

A dica é selecionar bem suas leituras: “Tente ler algo bem escrito para ficar por dentro das notícias”, diz Douglas, que indicou veículos como The Economist e The New Yorker.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. quem le textos mais complexos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.