Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Robôs conseguem imprimir edifícios inteiros

Projeto foi criado por pesquisadores americanos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Robôs conseguem imprimir edifícios inteiros"

Publicada em  

Já imaginou apenas apertar um botão e construir uma casa usando o sistema de impressão 3D em questão de horas? Essa é a basicamente ideia de um projeto do Instituto Tecnológico de Massachusetts. Segundo esse conceito de arquitetura autônoma, robôs são capazes de imprimir edifícios inteiros.

De acordo com um jornal argentino, neste ano, uma série de recursos tecnológicos estão sendo aperfeiçoados.

Esse recurso em questão, por exemplo, promete revolucionar a indústria da construção, de modo que o ramo dependa muito menos do trabalho humano.


Aliás, a era dos prédios impressos não parece tão distante, pois já existem dispositivos capazes de construir paredes em camadas em algumas horas.

Além disso, o desenho e o planejamento da maioria das estruturas são produzidas digitalmente hoje em dia. Mas, o que leva mais tempo atualmente, é a alvenaria, que requer trabalho manual.

Por isso um grupo do MIT está atuando para tentar encontrar uma solução para transformar esse campo. Eles criaram uma Plataforma de Construção Digital capaz de escavar e imprimir uma estrutura em questão de horas. O dispositivo é alimentado por painéis solares e baterias, a máquina impressora tem um braço robótico montado na parte traseira de um caminhão autônomo, sem condutor. Um bico borrifa camadas do material para construir paredes, enquanto, um moinho se encarrega dos detalhes intrincados e deixa furos por meio dos quais a máquina pode entrar e sair.

Um protótipo conseguiu construir uma estrutura sem teto de 14,7 metros de largura e 3,7 metros de altura em cerca de 13 horas e meia.

Por mais que o material utilizado foi espuma isolante. Também, seria possível usar concreto ou aço uniforme.

E você o que acha desse conceito?

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. robos conseguem imprimir …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.