Rússia ataca oeste da Ucrânia com drones e mísseis e mata duas pessoas
Rússia ataca oeste da Ucrânia com drones e mísseis e mata duas pessoas
Reuters
12/07/2025
Por Olena Harmash
KIEV (Reuters) - A Rússia bombardeou a Ucrânia com centenas de drones e dezenas de mísseis neste sábado, no quarto grande ataque deste mês, tendo como alvo cidades ocidentais e matando pelo menos duas pessoas em Chernivtsi, na fronteira com a Romênia.
O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que a Rússia lançou 597 drones e 26 mísseis, matando duas pessoas, ferindo 20 e danificando a infraestrutura civil de Kharkiv e Sumy, no nordeste, até Lviv, Lutsk e Chernivtsi, no oeste.
As unidades de defesa aérea ucranianas abateram 25 mísseis e 319 drones Shahed e bloquearam 258 outros drones com equipamentos eletrônicos, informou a força aérea.
'O ritmo dos ataques aéreos da Rússia exige decisões rápidas -- e pode ser contido agora por meio de sanções', disse Zelenskiy no aplicativo Telegram, fazendo um novo apelo por sanções duras à Rússia e mais defesa aérea para a Ucrânia.
'Essa guerra só pode ser interrompida com força. Esperamos não apenas sinais de nossos parceiros, mas ações que salvarão vidas.'
O ataque é o mais recente de uma série de ataques aéreos maciços nas últimas semanas. A Rússia aumentou significativamente seus ataques com drones e mísseis contra a Ucrânia desde junho.
A missão de monitoramento de direitos humanos da ONU na Ucrânia disse que junho registrou o maior número mensal de vítimas civis em três anos, com 232 mortos e 1.343 feridos.
As cidades de Lviv, Lutsk e Chernivtsi, no oeste da Ucrânia, foram as que mais sofreram com o ataque noturno, segundo as autoridades.
Ruslan Zaparaniuk, governador da região de Chernivetskyi, disse que uma mulher de 26 anos e um homem de 43 anos foram mortos e outros 14 ficaram feridos quando drones russos e um míssil atingiram a cidade, localizada a cerca de 40 km da fronteira da Ucrânia com a Romênia.
Reuters

