Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz ter começado a retirar tropas da Crimeia após exercícios militares

Placeholder - loading - Soldados russos esperam para embarcar em aviões de transporte em Taganrog, na Rússia 22/04/2021 REUTERS/Stringer
Soldados russos esperam para embarcar em aviões de transporte em Taganrog, na Rússia 22/04/2021 REUTERS/Stringer

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta sexta-feira que começou a mandar tropas e unidades militares na Crimeia anexada de volta às suas bases permanentes após uma grande mobilização perto da fronteira com a Ucrânia que fez Kiev e o Ocidente temerem o risco de uma guerra.

Na quinta-feira, a Rússia anunciou ter finalizado uma 'inspeção relâmpago' de exercícios militares em seu sul e oeste depois de semanas de tensões com o Ocidente por causa de sua concentração de dezenas de milhares de soldados perto da Ucrânia.

A Ucrânia saudou contidamente a retirada das tropas.

'Se a Rússia realmente recuar da fronteira com a Ucrânia a força militar enorme que mobilizou ali, isto já amenizará as tensões', disse o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, em um comunicado.

'Mas precisamos lembrar que este passo não colocaria um fim nem à escalada atual, nem ao conflito em geral entre Ucrânia e Rússia.'

Washington disse que está esperando para ver quais ações se seguirão ao anúncio de Moscou e que 'continuará observando muito atentamente'.

Ainda nesta sexta-feira, a Rússia disse que as tropas de seu distrito militar sul e tropas aéreas que participaram da inspeção relâmpago começaram a retornar.

O país também disse que unidades e formações militares estão marchando para estações ferroviárias de carregamento e campos aéreos.

Uma retirada confirmada de soldados que se juntaram ao contingente permanente provavelmente será bem recebida por países ocidentais que expressavam alarme com a perspectiva de uma nova intervenção russa no leste ucraniano.

(Por Anton Kolodyazhnyy)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz ter comecado a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.