alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Saiba como as ações positivas podem se espalhar pela sociedade

    Pesquisas apontam que uma boa influência pode repercutir na solidariedade, mas existem fatores cruciais para que essa onda de benevolência se dissemine por aí

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Estudos sugerem que a prática de boas ações pode ser contagiosa. Além de existir a tendência de copiar o ato de generosidade, a influência positiva pode ajudar as pessoas a agirem com mais solidariedade e empatia diante de situações adversas. Porém alguns fatores podem influenciar de forma preponderante nesse processo, como a comunicação e a reputação. 


    Teoria

    Diversos cientistas se debruçam sobre esse tema, como pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Para um desses profissionais, uma das formas de entender, como as atuações positivas podem se espalhar pela sociedade, é olhando através do conceito de conformidade, que nada mais é do que a tendência de alinhar atitudes e crenças do público ao redor.

    Por sermos uma espécie social, todos somos motivados a pertencer a um grupo. E imitar comportamento é um dos fatores que pode trazer a sensação de identidade social.


    Diversos trabalhos e evidências

    É possível atribuir um lado positivo a conformidade. Estudiosos americanos fizeram inúmeros testes, por exemplo: aqueles que observaram os seus colegas, os quais doavam uma quantia significativa para entidades de caridade, foram mais motivados a realizar o mesmo do que quem se ateve a pequenas ofertas.

    Além disso, outra pesquisa publicada pela revista Personality and Social Psychology em 2016, também, sugeriu que ao observar a generosidade alheia isso desencadeou mais benefícios do que simplesmente copiar a ação.Os participantes do estudo demonstraram estar mais solidários e com mais empatia mediante a inúmeros acontecimentos.

    A forma como atos de cooperação podem se disseminar na sociedade, também, esteve em xeque em um estudo feito nas universidades de Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos. O material evidenciou que pessoas beneficiadas por doações durante um jogo, difundiram a generosidade a outros participantes, que por sua vez realizaram o ato positivo para com um terceiro agrupamento.


    Conceitos

    Porém, segundo um ‘perito’ em sociedade, a gentileza apenas se dissemina quando existem mecanismos fortes o suficiente para impactá-la. Ou seja, isso pode sofrer influência de outros fatores, como, a reputação. A comunicação é um processo crucial nesse caso.

    Para ele, tanto quem vai ajudar, quanto quem será ajudado deve ter uma certa reputação para que a onda de boa ação seja espalhada com sucesso.

    Dica

    De qualquer forma, especialistas apontam que a empatia é o caminho para que possamos viver em um mundo com mais cooperação.

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. saiba como as acoes positivas …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.