Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba como lidar com o estresse e o que de bom ele pode trazer

Segunso especialistas, o estresse pode trazer alguns benefícios ao cotidiano.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Saiba como lidar com o estresse e o que de bom ele pode trazer"

Publicada em  

O estresse é frequentemente visto como uma sensação exclusivamente negativa. No entanto, pesquisadores identificaram dois tipos diferentes desse estado - "aflição", que se refere ao estresse negativo (um rompimento) e "eustress", que se refere ao estresse positivo (iniciar um novo emprego).

Estresse crônico, definido como “a resposta fisiológica ou psicológica a um evento estressante interno ou externo prolongado”, segundo a Associação Americana de Psicologia, tem sido associado a problemas alimentares, problemas de pele, tamanho menor do cérebro e até mesmo uma probabilidade maior de doenças crônicas.

Em pequenas doses, no entanto, os especialistas dizem que o estresse pode também ter alguns efeitos positivos. Aqui estão algumas vantagens que pouco de estresse pode proporcionar:

O estresse aumenta a motivação

Embora o estresse elevado possa parecer avassalador e diminuir a motivação, um pouco dele pode ser um grande passo quando se trata de alavancar seu trabalho. "Níveis médios de estresse podem aumentar nossa motivação", diz Kathleen Gunthert, professora de psicologia na American University.

O estresse de um prazo pode ajudar as pessoas a se concentrarem e prestarem mais atenção porque o tempo está se esgotando.

O estresse pode construir resiliência e estimular o crescimento

O estresse também força as pessoas a resolver problemas, criando confiança e habilidades que são importantes para experiências futuras, diz Peter Vitaliano, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington. Com maior resiliência e confiança, as pessoas tendem a se sentir menos ameaçadas e mais no controle de suas situações, diz ele.

Allison Berwald, assistente social clínica licenciada em Nova York, diz que usar o estresse para enfrentar seus medos ou desafios também pode ajudá-lo a trabalhar através de experiências, em vez de evitá-las. “Depois de enfrentar um medo, você se sentirá mais preparado para lidar com isso no futuro, já que você já passou por isso”, diz ela.

O estresse pode promover a união

Um dos benefícios mais surpreendentes do estresse é que ele pode ajudar a construir relacionamentos interpessoais, que são fundamentais para a saúde geral. "A conexão social é um dos fatores mais protetores contra problemas de saúde física e mental", diz Gunthert. Quando as pessoas se sentem amadas e entendidas por outra pessoa, elas se sentem menos sozinhas e isoladas.

Grupos de apoio, por exemplo, são um ótimo lugar para as pessoas falarem sobre seu estresse com os outros, o que gera compaixão e, por sua vez, hormônios positivos, diz Vitaliano. Abrindo-se um ao outro, Vitaliano diz que as pessoas se sentem melhor porque podem se relacionar com as lutas e validar seus sentimentos, criando positividade a partir de uma experiência negativa.

Conversar com amigos e familiares pode construir e fortalecer relacionamentos também. "Muitas de nossas amizades ou relacionamentos familiares não seriam os mesmos se não tivéssemos nos amparado em alguns dos momentos mais difíceis", diz Gunthert.

O estresse faz parte de uma vida significativa

Uma vida sem estresse não é necessariamente melhor. “As coisas de que mais nos orgulhamos e que trazem mais sentido em nossas vidas são difíceis”, diz ela. "Se eliminarmos o estresse, provavelmente também eliminaremos muito do significado de nossas vidas."

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba como lidar com o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.