Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba como observar a chuva de meteoros que acontece neste mês

Segundo especialista, o fenômeno será mais visível no norte e nordeste do país.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Saiba como observar a chuva de meteoros que acontece neste mês"

Publicada em  

Serão de 40 a 80 meteoros por hora iluminando o céu na madrugada entre os dias 12 e 13 deste mês.

E isso acontece todos os anos em agosto, quando a Terra cruza com um conjunto de resquícios do cometa Swift-Tuttle que, ao entrar na atmosfera, sofre atrito e entra em combustão, formando fachos de luz vistos da superfície.

Segundo a Nasa (Agência Espacial Americana), as Perseidas serão a melhor oportunidade de ver meteoros neste ano. O auge do fenômeno se dará durante a lua nova, o que facilita a observação, já que a noite fica mais escura, explica o astrônomo Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP.

O astrônomo afirma ser necessário um céu limpo, sem nuvens, para conseguir ver o fenômeno. E, em lugares com muita poluição luminosa, a observação fica mais difícil. No Brasil, os melhores lugares para assistir ao espetáculo das Periseidas são nas regiões norte e nordeste, onde a constelação de Perseu pode ser vista mais alto no céu.

Já em outras partes do país, o fenômeno pode ser observado mais próximo à linha do horizonte.

Na madrugada do dia 12 para o dia 13, essa constelação deve começar a aparecer no céu no horizonte norte por volta das 2h da manhã, em Macapá e Salvador. No sudeste e centro-oeste, os melhores horários para observação serão mais tarde, a partir das 3h em Brasília, a partir das 5h em São Paulo.

Já na região sul será mais difícil de observar o fenômeno, já que Perseu estará no céu mais próximo do horário do nascer do sol: a partir das 6h em Porto Alegre, por exemplo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba como observar a chuva de

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.