Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Saiba como usar fones de ouvido com segurança para não prejudicar a audição

Segundo especialistas, o indicado utilizar os fones e outros dispositivos com o volume pela metade.

Placeholder - loading - Editiadedimineata.ro
Editiadedimineata.ro

Publicada em  

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo já tem algum tipo de deficiência auditiva. E esse número pode aumentar ainda mais devido a um hábito muito comum hoje em dia: utilizar fones de ouvido.

A associação entre o volume alto e o tempo de uso prolongado dos fones é o que pode causar danos. Apesar de liberar a endorfina, o hormônio do prazer, o som alto pode lesar o ouvido de qualquer pessoa. Dependendo do tempo de exposição ao barulho, as células auditivas podem até morrer.

A cóclea, parte interna do ouvido, tem entre 15 mil e 18 mil células ciliadas, que têm a função de transformar as ondas sonoras que chegam do ambiente ao ouvido em ondas elétricas e carregam informações para o cérebro.

Esses cílios são “arrancados” e destruídos quando o som é excessivamente alto. E uma péssima notícia: eles não se regeneram mais, causando a perda auditiva.

Por isso, para evitar maiores problemas de saúde, o limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo especialistas, fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não escutar o que está a sua volta e não dormir com o dispositivo no ouvido.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. saiba como usar fones de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.