Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

São Paulo exigirá passaporte de vacina em eventos com mais de 500 pessoas a partir de 4ª

Placeholder - loading - Pessoas caminhama na rua 25 de março durante pandemia de Covid-19 em São Paulo 21/12/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Pessoas caminhama na rua 25 de março durante pandemia de Covid-19 em São Paulo 21/12/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - Eventos com mais de 500 pessoas na cidade de São Paulo terão de exigir a comprovação de vacinação com ao menos uma dose de um imunizante contra a Covid-19 para todas as pessoas na entrada desses locais a partir de quarta-feira, informou a prefeitura da capital paulista no domingo.

A comprovação poderá ser feita por um 'passaporte de vacina' obtido por meio do aplicativo e-Saúde SP, da prefeitura, informou a gestão municipal. Não haverá a exigência para eventos com menos de 500 pessoas e outros estabelecimentos, mas sim uma 'recomendação' das autoridades municipais para que esses locais também exijam a comprovação da vacinação.

'Se você tem um evento que reúna mais de 500 pessoas, é mais do que justo e natural que, em benefício da coletividade, a prefeitura passe a exigir o comprovante da vacina', disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), segundo nota divulgada pela Secretaria de Saúde do município.

Os eventos com mais de 500 pessoas que não adotarem o procedimento estarão sujeitos a penalidades, afirma a nota.

Na semana passada, Nunes chegou a anunciar que o passaporte de vacina seria exigido para todos os estabelecimentos, incluindo restaurantes, bares e shoppings. Após a crítica de associações que representam esses setores, no entanto, a prefeitura recuou e disse que as normas do passaporte de vacina ainda seriam definidas pela Vigilância Sanitária do município.

Segundo o secretário de Saúde da capital, Edson Aparecido, há um 'pedido' da prefeitura para que todos os estabelecimentos adotem a exigência da comprovação de vacinação.

'Estamos pedindo para que todos os outros estabelecimentos, de uma forma educativa, façam a exigência', afirmou, segundo a nota.

Também na semana passada, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que adotará a exigência da comprovação de vacinação para entrada em locais de uso coletivo a partir de setembro.

O chamado passaporte de vacina está sendo adotado também em outros países, como a França, como medida para estimular pessoas que optarem por não receber um imunizante contra a Covid-19 a fazê-lo.

Entretanto, a exigência de um passaporte de vacina foi criticada na sexta pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou que a medida restringirá a liberdade das pessoas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sao paulo exigira passaporte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.