Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Saúde lança vacinação contra sarampo para brasileiros que vão à Copa do Mundo

Países que receberão os jogos a partir de junho enfrentam surto da doença

Redação, com informações do Ministério da Saúde

30/04/2026

Placeholder - loading - Saúde lança vacinação contra sarampo para brasileiros que vão à Copa do Mundo
Saúde lança vacinação contra sarampo para brasileiros que vão à Copa do Mundo

O Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de vacinação contra o sarampo voltada a brasileiros que pretendem viajar para a Copa do Mundo da FIFA 2026. A iniciativa reforça a imunização como principal medida de proteção diante do cenário epidemiológico internacional, marcado por surtos ativos da doença nos Estados Unidos, México e Canadá, países que sediarão os jogos a partir de junho.

“No ano passado, 90% dos casos de sarampo de todo continente americano aconteceram nesses países. A OMS emitiu um comunicado que traz uma preocupação: 70% dos casos das Américas estão nesses três países. Nós recebemos no ano passado, aqui no Brasil, 38 casos importados de turistas ou brasileiros que foram para lá ou de pessoas desses países que vieram aqui para o Brasil e desenvolveram o sarampo aqui”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A vacina contra o sarampo é ofertada gratuitamente pelo SUS para crianças, adolescentes e adultos, independentemente de viagem marcada. Crianças de 6 a 11 meses devem receber a chamada “dose zero”. Pessoas de 12 meses a 29 anos precisam de duas doses. Já os adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose.

Embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, a intensificação do fluxo internacional de pessoas acende o alerta para o risco de importação de casos. A campanha orienta viajantes a verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação antes do embarque. Os torcedores que ficam no país também devem verificar sua proteção.

Em 2025, os Estados Unidos registraram 2.144 casos e a transmissão continua ativa com mais 1.792 neste ano. O Canadá enfrentou aumento nos casos, com 5.062 registros em 2025, o que levou o país a perder o status de livre da doença. Em 2026, já são 907 casos. O México vive uma situação semelhante: após registrar apenas 7 casos em 2024, o país teve uma escalada expressiva para 6.152 casos em 2025 e já soma 10.002 registros em 2026.

Redação, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.