alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Segundo OMS, vício em videogame agora é considerado doença

    Mesmo assim, estes casos são raros e atingem menos de 3 por cento dos gamers

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Organização Mundial de Saúde incluiu nesta semana a obsessão por videogames como um dos problemas de saúde mental que constam na 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID).

    A medida já havia sido anunciada em janeiro, mas faltava a publicação. Segundo a organização, a compulsão por jogos eletrônicos é um “padrão de comportamento persistente ou recorrente” podendo se tornar tão intenso que “toma a preferência sobre outros interesses da vida”.

    A OMS alerta que a classificação de "gaming disorders" pode ajudar a identificar os riscos, embora esses casos sejam raros, atingindo menos de 3% dos amantes dos jogos.

    Em alguns países a condição já era considerada um problema. Muitos, incluindo o Reino Unido, têm clínicas autorizadas a tratar o distúrbio.

    O manual Classificação Internacional de Doenças, que vem sendo atualizado nos últimos dez anos, inclui 55 mil doenças, lesões e causas de morte. A publicação serve de plataforma para a OMS e outros especialistas registrarem e reagirem a tendências na saúde

    Sinais de alerta

    O psiquiatra Cirilo Tissot diz que a decisão de incluir o vício em games como transtorno vai ajudar os médicos a fazer essa diferença. Ele explica: há uma predisposição genética na maioria dos casos e sinais que servem de alerta. “Quando eu começo a deixar de fazer outras obrigações, ir na escola, estudar, frequentar relacionamentos sociais, de amigos, quando eu começo a fazer isso em função de jogo, esses são os principais sintomas de que a pessoa está viciada, está compulsiva nessa atividade”, explica.

    A dependência em games, assim como em outras atividades, tem uma explicação, uma reação bioquímica dentro do nosso cérebro: ele libera um neurotransmissor chamado dopamina, que dá uma sensação de prazer, euforia, recompensa. Quem se vicia, não consegue viver sem essa descarga de dopamina.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. segundo oms vicio em …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.