Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segurança alimentar global é ameaçada por baixa de exportações e alta de importações

Placeholder - loading - Agricultor colhe trigo no norte da França 22/07/2019 REUTERS/Pascal Rossignol
Agricultor colhe trigo no norte da França 22/07/2019 REUTERS/Pascal Rossignol

Publicada em  

Por Naveen Thukral

CINGAPURA (Reuters) - As preocupações com a segurança alimentar global estão aumentando, dado que cerca de um quinto da população mundial já está isolada para combater a pandemia crescente de coronavírus, que já infectou mais de 470 mil pessoas em 200 países e matou 21 mil.

A compra precipitada de itens básicos, como papel higiênico e produtos de limpeza, acontece em quase todos os países atingidos pelo vírus, e prateleiras vazias em supermercados têm sido uma visão comum.

Para piorar o anseio causado pelas compras de consumidores erráticos, surge o receio de que alguns governos podem agir para restringir o fluxo de alimentos básicos para que suas próprias populações tenham o suficiente agora que as cadeias de suprimento estão sendo afetadas pela pandemia.

'As pessoas estão começando a ficar preocupadas', disse Phin Ziebell, economista do Banco Nacional da Austrália especializado no agronegócio.

'Se grandes exportadores começarem a manter os grãos em casa, isso preocupará muito os compradores. É algo ditado pelo pânico, e não algo racional, já que fundamentalmente o mundo está bem abastecido de alimento.'

O Vietnã, o terceiro maior exportador mundial de arroz, e o Cazaquistão, nono maior exportador de trigo, já adotaram medidas para limitar as vendas destes alimentos básicos devido a receios quanto à disponibilidade doméstica.

A Índia, a maior exportadora global de arroz, acaba de iniciar uma interdição de três semanas que travou vários canais logísticos.

Já o sindicato de fabricantes de óleos vegetais da Rússia pediu uma restrição às exportações de sementes de girassol, e a produção de azeite de dendê diminuiu na Malásia, a segunda maior produtora do item.

Do lado dos importadores, o Iraque anunciou que precisa de um milhão de toneladas de trigo e 250 mil toneladas de arroz depois que um 'comitê de crise' aconselhou o armazenamento de alimentos estratégicos.

Juntas, estas medidas provocaram temores de distorções desnecessárias nos suprimentos de comida entre comerciantes do setor da agricultura.

A produção global total de arroz e trigo – as colheitas mais comercializadas – está projetada para atingir o recorde de 1,26 bilhão de toneladas neste ano, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Essa tonelagem deve ultrapassar facilmente o consumo total combinado destas colheitas e elevar os inventários de final de ano ao recorde de 469,4 milhões de toneladas, segundo dados da USDA.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. seguranca alimentar global e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.