Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Situação 'bastante grave' leva Tóquio a declarar alerta vermelho para coronavírus

Placeholder - loading - Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, durante entrevista coletiva 15/07/2020 Kyodo/via REUTERS
Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, durante entrevista coletiva 15/07/2020 Kyodo/via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ju-min Park e Chang-Ran Kim

TÓQUIO (Reuters) - Tóquio elevou nesta quarta-feira o alerta de coronavírus para o nível vermelho, o mais alto, diante de altas recordes em novos casos diários, e a governadora da região, Yuriko Koike, descreveu a situação na capital japonesa como 'bastante grave'.

O ressurgimento do vírus em Tóquio pode aumentar a pressão crescente por medidas de apoio à terceira maior economia do mundo, que analistas disseram estar prestes a encolher no ritmo mais rápido em décadas no ano fiscal atual por causa da pandemia.

'Estamos em uma situação na qual deveríamos emitir alertas aos cidadãos e negócios', disse Koike em uma coletiva de imprensa, exortando os moradores a evitarem viagens desnecessárias.

A taxa de infecção em Tóquio se encontra no estágio 'vermelho', o maior de quatro níveis do sistema metropolitano, disse Koike, citando uma análise de especialistas de saúde que no início do dia alertaram que as infecções estão subindo consideravelmente e 'ultrapassando picos'.

Ela também prometeu acelerar os exames de detecção do vírus utilizando equipamentos de universidades.

'Meu entendimento é que estamos em uma situação bastante grave agora', disse a governadora.

As infecções entre jovens e casos assintomáticos estão aumentando em Tóquio, observaram especialistas de saúde.

Temendo que uma segunda onda de infecções se dissemine a partir da capital, cidades menores, parlamentares de oposição e usuários de redes sociais pediram ao governo central que suspenda uma grande campanha de anúncios de viagens que pretende fomentar o turismo doméstico.

Líderes de algumas cidades rurais dizem que, por causa da campanha, as viagens a partir de regiões de alto risco, como Tóquio, podem causar transmissões comunitárias generalizadas.

A mídia local publicou reportagens sobre moradores de Tóquio aos quais se pediu que fiquem longe de pais e familiares que moram em cidades rurais que relataram menos casos de coronavírus.

A pandemia do Japão se tornará um desastre 'criado pelo homem' caso o programa de viagens siga adiante, opinou Soichiro Miyashita, prefeito da cidade de Mutsu, no município de Aomori.

Mas o ministro das Finanças japonês, Yasutoshi Nishimura, disse que o governo prosseguirá cautelosamente com a campanha, que inclui descontos para compras e alimentação.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. situacao bastante grave leva …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.