Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Solução para Venezuela passa por EUA e ONU, diz Mourão

Placeholder - loading - Vice-presidente Hamilton Mourão durante cerimônia do lado de fora do Palácio do Planalto 03/07/2019 REUTERS/Adriano Machado
Vice-presidente Hamilton Mourão durante cerimônia do lado de fora do Palácio do Planalto 03/07/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira que uma solução para a crise na Venezuela passa obrigatoriamente pela atuação dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mourão disse ainda, durante evento no Rio de Janeiro, que vê indícios de uma vitória da oposição na Argentina, após a expressiva vitória da coalizão liderada pelo oposicionista Alberto Fernández nas primárias do país vizinho, mas disse que mesmo que o presidente argentino, Mauricio Macri, aliado do presidente Jair Bolsonaro, perca a reeleição, o Brasil não tem que cortar relações com a Argentina.

Em palestra de quase uma hora na Associação Comercial do Rio de Janeiro para empresários fluminenses, o vice-presidente indicou que os EUA e a ONU precisam ser fiadores de uma solução para a crise na Venezuela. Segundo ele, há muitos atores externos por trás da instabilidade venezuelana, como russos e cubanos.

Mourão disse que, para que a Venezuela consiga mudar seu caminho de forma democrática e através de eleições, os cubanos têm que sair do país.

“Cuba recebe 120 mil barris de petróleo ao dia da Venezuela e paga com 20 mil elementos que estão em território venezuelano. Não consome tudo e vende no mercado spot. Alguém tem que chegar para os cubanos e dizer: vocês vão continuar os 120 mil barris, mas tirem a sua turma de lá', disse ele na palestra.

'O grande líder para estabelecer esse diálogo tem que ser os Estados Unidos ou a ONU', acrescentou.

Mourão também minimizou as preocupações do governo com a possível vitória da oposição na Argentina. Bolsonaro tem manifestado apoio a Macri. O vice usou um provérbio para definir como deve ser a relação com a Argentina: 'Não há amizades eternas, nem inimigos perpétuos'.

“Óbvio que gostaríamos que o presidente Macri vencesse essa eleição, mas os indícios são muito fortes de que a vitória irá para o lado do Fernández e da Cristina”, avaliou ele, se referindo a ex-presidente Cristina Kirchner, candidata a vice na chapa de Fernández.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. solucao para venezuela passa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.