Solvay diz que preocupações com tarifas no Brasil 'não são para sempre'
Solvay diz que preocupações com tarifas no Brasil 'não são para sempre'
Reuters
06/11/2025
Por Olivier Cherfan
(Reuters) - A belga Solvay anunciou um lucro trimestral superior ao esperado na quinta-feira, ajudada por uma venda de direitos de emissão de CO2 excedentes, e confirmou a perspectiva para 2025, à medida que o grupo de produtos químicos renova seu portfólio em meio a projetos de transição de energia e fraca produção europeia.
A Solvay, que produz uma série de produtos químicos essenciais, desde carbonato de sódio até peróxidos usados em eletrônicos de alta pureza, disse que seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização foi de 232 milhões de euros (US$271 milhões) no terceiro trimestre, bem acima da previsão média dos analistas de 203 milhões de euros em um consenso da Vara.
No entanto, excluindo o ganho não recorrente da venda dos direitos de emissão, o lucro básico trimestral não atendeu às expectativas do mercado em 5%, o que fez com que as ações da Solvay caíssem 3,7%.
'Embora as vendas futuras de direitos de emissão de CO2 sejam uma possibilidade, isso dependerá principalmente dos níveis futuros de produção de carbonato de sódio na Europa e das pressões competitivas gerais no mercado de carbonato de sódio', disseram analistas da KBC Securities em uma nota.
Enquanto isso, os pedidos da marca de solventes Coatis, da Solvay, sediada no Brasil, foram prejudicados pelas tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras de produtos químicos, que vêm reduzindo as margens e redirecionando o comércio.
Empresas semelhantes, como Braskem e Dow, enfrentam ventos contrários semelhantes, que também incluem oscilações cambiais, preços e incertezas contratuais, à medida que os compradores consideram substituições de importações.
'Isso não é para sempre', disse o presidente-executivo Philippe Kehren aos repórteres quando perguntado sobre as preocupações relacionadas a Coatis.
'Ainda há algumas discussões sobre todos esses tópicos e algumas medidas foram anunciadas pelo governo brasileiro para corrigir esses impactos. Portanto, só podemos esperar isso', acrescentou.
A Solvay prevê que seu Ebitda fique entre 880 milhões e 930 milhões de euros este ano, juntamente com um fluxo de caixa livre de cerca de 300 milhões de euros e até 300 milhões de euros de gastos de capital.
Reuters

