Startup americana conclui primeiro voo supersônico de jato civil
Demonstração foi realizada na Califórnia
Publicada em
A startup norte-americana Boom Supersonic anunciou nesta terça-feira (28) que concluiu com sucesso o primeiro voo supersônico da aeronave XB-1, jato civil desenvolvido de forma independente.
Na demonstração, realizada na Califórnia, nos Estados Unidos, o modelo atingiu uma altitude de 35 mil pés e atingiu 1,1 Mach, quebrando a barreira do som.
Os jatos supersônicos são mais comuns no meio militar. A aposentadoria do avião Concorde, há mais de 20 anos, marcou o fim da era dos voos comerciais além da velocidade do som.
“O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou”, disse o fundador e CEO da Boom, Blake Scholl. De acordo com ele, o grupo trabalha para ampliar a tecnologia para o avião supersônico Overture: “Nosso objetivo final é levar os benefícios do voo supersônico a todos”.
O plano é transportar até 80 passageiros com o Overture a 1,7 Match, cerca de duas vezes a velocidade média dos aviões convencionais. A empresa afirma já ter recebido 130 encomendas de companhias como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
Assista ao voo supersônico do XB-1:
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO