Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Startup quer lançar satélites que ajudariam na comunicação via telefone

Itens atuariam como torres de celulares

Placeholder - loading - Tecnologia poderia trazer facilidades para o cotidiano. Crédito: iStock
Tecnologia poderia trazer facilidades para o cotidiano. Crédito: iStock

Publicada em  

A UbiquitiLink planeja com esse projeto criar uma rede acessível a celulares comuns que beneficiaria as pessoas, principalmente, neste cenário: quando não há cobertura de Wi-Fi ou de uma rede convencional.

Mais detalhes

O foguete SpaceX Falcon 9, lançado rumo à Estação Espacial Internacional recentemente, deve trazer novidades, afinal, ele porta um pequeno experimento, mais que pode trazer impactos enormes, e seria, basicamente um serviço de celular do espaço.

Se tudo der certo, o objeto será o primeiro a inaugurar esta era de uma gigantesca constelação de milhares de pequenos satélites que vai servir como torres de celulares para todo o mundo.

Aliás, o diferencial da UbiquitiLink é que ela visa viabilizar exclusivamente o serviço de telefonia móvel do espaço. Isso aconteceria por meio da implementação dos satélites em órbita, os quais possibilitariam que qualquer celular se conectasse a eles, sem qualquer tipo de modificações nos aparelhos.

A ideia não é a substituição completa das torres de celulares no chão, e sim, disponibilizar cobertura adicional para regiões fora do alcance, como áreas rurais.

Um dos dirigentes da organização acredita que cerca de 750 milhões de usuários de celulares não tenham conectividade em um dado momento. Para resolver esse problema, os aparelhos seriam conectados a um satélite em órbita sempre que estiverem fora do alcance de uma torre de celular.

Outro fator que torna tudo mais viável e em conta: a UbiquitiLink não terá que criar nenhum hardware para os clientes no solo.

É importante colocar, também, que o intuito deles não é competir com outras constelações ou com torres de celular no solo. E sim, seu serviço deve ser usado sempre que a cobertura de celular tradicional ou uma conexão Wi-Fi não estiverem funcionando.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. startup quer lancar satelites …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.