Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Stevie Wonder completa 72 anos: confira a homenagem especial da Antena 1

Relembre a trajetória do astro blues, soul e jazz

Placeholder - loading - Stevie Wonder em apresentação de show. - Divulgação
Stevie Wonder em apresentação de show. - Divulgação

Publicada em  

O cantor, compositor e músico americano, Stevie Wonder, é um dos maiores músicos da atualidade e uma das figuras mais criativas do fim do século 20. Nascido e criado em Detroit, suas habilidades desabrocharam quando o artista ainda tinha oito anos de idade.

Mesmo tendo nascido cego, isso não impediu o desenvolvimento do talento dessa lenda, uma criança prodígio que assinou seu primeiro contrato aos 11 anos com a Tamla Records.

Aniversário_Stevie
Toque para aumentar

Sua carreira começou em 1961, quando o artista ainda era um menino e apresentou uma canção de sua autoria, intitulada “Lonely Boy”, para o grupo de blues “The Miracles”. Na época em que assinou seu primeiro contrato, ele era o Little Stevie Wonder, e justamente por conta de sua idade que a gravadora aborou um contrato contínuo de cinco anos no qual os royalties seriam mantidos em confiança até que Wonder completasse 21 anos.

Seu primeiro álbum saiu na mesma época, em 1962, foi intitulado “The Jazz Soul of Little Stevie”, o disco possuía algumas composições coescritas pelo próprio prodígio, como "Wondering" e "Session Number 112". Seu segundo projeto saiu logo em seguida, foi chamado “Tribute to Uncle Ray” e era composto por diversos covers das canções do cantor e compositor Ray Charles.

Aniversário_Stevie 2
Toque para aumentar

Esse início de carreira do pequeno astro foi extremamente agitado foi o que permitiu seu enorme sucesso desde cedo. Aos treze anos, Stevie liberou o álbum “Recorded Live: The 12 Year Old Genius”. Esse projeto continha o single “Fingertips”, que acabou sendo um grande sucesso, se tornando o número 1 na Billboard Hot 100.



Esse foi o primeiro trabalho do jovem artista a entrar para o topo das paradas musicais, prevendo o estrondoso sucesso que o músico faria ao longo de sua vida.



Já em 1964 Stevie já não era mais visto como “Little”, ainda mais depois de seu single divisor de águas “Uptight (Everything's Alright)”. A faixa alcançou o número 3 na parada de singles pop da Billboard no início de 1966, ao mesmo tempo alcançando o topo da parada de singles de R&B da Billboard por cinco semanas.

Stevie também rendeu a Wonder suas duas primeiras indicações ao Grammy Award de Melhor Canção de R&B e Melhor Performance de R&B.



Nos cinco anos seguintes, Wonder teve sucessos como “I Was Made to Love Her”, “My Cherie Amour” (ambas co-escritas com o produtor Henry Cosby) e “For Once in My Life”, músicas que agradavam tanto aos dançarinos quanto aos amantes.

Já o disco “Where I'm Coming From”, foi seu álbum lançado em 1971, que promoveria um alcance musical expandido, além de, letras que continham humor e uma nova introspecção.

Aniversário_Stevie 3
Toque para aumentar

Embora ainda com apenas pouco mais de 20 anos, Wonder parecia ter dominado praticamente todos os aspectos da música popular afro-americana e sintetizado todos eles em uma linguagem própria.

Seu domínio da nova geração de instrumentos de teclado eletrônico fez dele um pioneiro e uma inspiração para músicos de rock. Quanto a sua intensidade vocal, essa foi apenas se aprofundando e amadurecendo, graças a presença constante da música em sua infância.

Aniversário_Stevie 4
Toque para aumentar

No entanto, por mais sofisticada que sua música se tornasse, o cantor nunca foi orgulhoso demais para escrever algo aparentemente tão leve quanto a joia romântica “I Just Called to Say I Love You” (1984).



Ao longo de sua vida, Wonder recebeu inúmeras honras. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1989, e no ano seguinte foi premiado com o Polar Music Prize, pela Academia Real Sueca de Música.

No ano de 2005, o artista também se tornou um homenageado do Kennedy Center. Quatro anos depois, ele recebeu o Prêmio Gershwin de Canção Popular da Biblioteca do Congresso e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2014.

Aniversário_Stevie 4
Toque para aumentar

Confira alguns dos hits de Wonder que tocam em nossa programação:



Veja também:

THE GLADE: GLASTONBURY 2022 ANUNCIA LINE-UP

#TBT: EM 1980, 'LOST IN LOVE' DO AIR SUPPLY CHEGOU NO TOPO DA BILLBOARD

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stevie wonder completa 72 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.