Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SUS passará a oferecer nova vacina mais completa contra a meningite

Até então, o sistema público aplicava apenas imunizante para o sorotipo C.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "SUS passará a oferecer nova vacina mais completa contra a meningite"

Publicada em  

O Ministério da Saúde passará a ofertar uma nova vacina contra a meningite na rede pública. O Sistema Único de Saúde irá disponibilizar o imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos da doença bacteriana (que é a mais grave): A, C, W e Y.

Atualmente, o SUS oferece apenas a vacina contra o sorotipo C, indicada para bebês de 3 a 5 meses, com reforço aos 12 meses, e adolescentes de 11 a 14 anos. A nova vacina, no entanto, seria indicada, primeiramente, para o grupo dos adolescentes e, posteriormente, passariam a ser aplicada nos bebês, substituindo o imunizante que é oferecido hoje.

Já rede privada oferece vacinas para os tipos A, B, C, W e Y. Geralmente, as vacinas são dadas de duas formas: uma vacina conjugada, que como o nome diz, cobre os tipos A, C, W e Y. E uma vacina para o tipo B.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus e bactérias, alergias a medicamentos e outros agentes.

As meningites bacterianas e virais são as mais comuns e que demandam maior atenção da saúde pública. A doença é endêmica no Brasil e casos são reportados ao longo de todo ano com surtos ocasionais, mas a forma bacteriana preocupa, por ser a mais grave.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença pode atingir todas as faixas etárias, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos, em especial as menores de um.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. sus passara a oferecer nova …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.