Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: em 1987, U2 lançava o icônico álbum “The Joshua Tree”

Os artistas deixaram sua marca na história da música, chegando no top 10 de mais de 20 países

Placeholder - loading - A banda U2 em fundo azul. - Photoshoot/Divulgação
A banda U2 em fundo azul. - Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Há cerca de 35 anos, a banda U2 lançava o quinto álbum de estúdio chamado “The Joshua Tree”. A produção foi assinada por Daniel Lanois e Brian Eno e em seguida lançada no dia 9 de março de 1987 pelas mãos da Island Records.

O grupo irlandês que trouxe o álbum ao mundo foi formado em 1976 e composto por quatro integrantes, Bono, vocalista e guitarrista; Adam Clayton, baixista e Larry Mullen, baterista e percussionista. Quando iniciaram sua carreira, o ritmo pelo qual mais tocavam com certeza era rock e pós-punk, mas depois de um tempo eles começaram a se apresentar com outros ritmos musicais, o que denotou a versatilidade e talento do grupo.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: em 1987, U2 lançava o icônico álbum “The Joshua Tree”" #1
Toque para aumentar

A história do U2 começou na década de 70, quando os quatro membros eram adolescentes e se conheceram no Mount Temple Comprehensive School. Naquele momento, eles não tinham o conhecimento mais amplo do mundo na música, mas tinham o sonho de se tornarem artistas e lutaram por isso.

Depois de quatro anos, eles tiveram uma das primeiras grandes propostas que viriam a impactar a carreira da banda para sempre, assinar com a gravadora Island Records para produzir seu primeiro álbum “Boy”.

O álbum recebeu diversas influências ao longo de sua produção como a música americana e irlandesa e por meio dele, os artistas exploraram seus sentimentos internos como amor e ódio nos Estados Unidos, que são visivelmente notados nas letras que discutem problemas sociais e políticos.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: em 1987, U2 lançava o icônico álbum “The Joshua Tree”" #2
Toque para aumentar

Por meio desse produto, a banda conseguiu atingir um número impressionante de pessoas e com o tempo se tornou um dos maiores nomes do cenário mundial do rock. A banda de gênero pós-punk revelou por meio de bono que a maioria do material de “The Joshua Tree” foi gravado na sala da casa de Adam e outros momentos também no quarto de hóspedes de casa de Larry.

Um grupo conhecido por seus acordes e texturas musicais que sempre acompanharam a voz imponente de Bono nas letras que transmitem uma esfera individual e espiritual nos temas pessoais e sociais das composições se tornou um dos maiores artistas da Irlanda e com toda certeza deixam esse tbt ainda mais especial.

Por meio de sua turnê nos Estados Unidos, os artistas puderam se inspirar em diversos aspectos da vida americana e implementar essas idéias e insights em sua música. Portanto, por um momento o U2 viu a esfera política, social e artística da América como uma ferramenta pela qual poderiam produzir.

Pensando na parte mais técnica, o álbum foi bem recebido pela crítica e por si só chegou as maiores paradas do mundo em mais de 20 países. Logo, não foi de surpreender quando chegaram as indicações ao Grammy em 1988, o qual eles ganharam duas categorias "Álbum do ano” e “Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com vocais”, levando dois dos maiores prêmios da música daquele ano para casa.

Relembre a tracklist completa do álbum:

  1. Where the Streets Have No Name
  2. I Still Haven't Found What I'm Looking For
  3. With or Without You
  4. Bullet the Blue Sky
  5. Running to Stand Still
  6. Red Hill Mining Town
  7. In God's Country
  8. Trip Through Your Wires
  9. One Tree Hill
  10. Exit
  11. Mothers of the Disappeared




Confira: #TBT: 10 anos sem Whitney Houston



Relembre duas faixas desse grande sucessos que fazem parte da nossa programação e foi a primeira conexão entre muitos ouvintes com a banda:

Segundo ele, foram sessões que rolavam mais como algo espontâneo do que como uma necessidade de produção de uma banda de rock.

Sobre a antológica capa do disco, The Edge afirmou que não foi uma alusão ao cantor Gram Parsons e ao Joshua Tree Monument Park, a banda fez na verdade uma referência a todo aquele deserto no sudoeste americano e à experiência de estar presente naquele local.

Ainda falando sobre o impacto dessa produção, não podemos esquecer que a banda ganhou um disco de platina no Reino Unido em apenas 48 horas do lançamento e nessa mesma energia vendeu cerca de 235 mil cópias em sua primeira semana, o que lhe tornou o álbum vendido em menor tempo da história do UK.

“The Joshua Tree” foi tão importante que mesmo após décadas de seu lançamento a banda promoveu uma turnê comemorativa apresentando apenas as faixas que se tornaram hits e clássicos desse trabalho pelo mundo.

O álbum é constantemente citado como um dos maiores álbuns produzidos do rock, senão o maior de todos para alguns críticos. Para os fãs, a mesma coisa, pois essa belezinha foi vendida por mais de 25 milhões de vezes o que contribui com que há cinco anos atrás a banda lançasse uma edição especial de 30 anos do álbum, mas agora em uma nova versão.

Veja também:

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas do James Blunt

Misery inova ao levar obra ao teatro, confira entrevista com Mel Lisboa







Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1987 u2 lancava o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.