Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: em 1997, Radiohead chegou ao topo da parada britânica com "OK Computer"

Há aproximadamente 25 anos atrás, a banda britânica de rock alternativo se destacava nas mais reconhecidas paradas musicais do globo

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Radiohead para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Radiohead para photoshoot.

Publicada em  

Em 16 de junho de 1997, a banda inglesa Radiohead lançava o seu terceiro álbum de estúdio intitulado "OK Computer", co-produzido com o produtor musical inglês e engenheiro de gravação Nigel Godrich. A obra fez um grande sucesso nas paradas musicais da época, alavancando de vez a carreira do grupo.

As gravações ocorreram em seu espaço de ensaio em Oxfordshire e na mansão histórica de St Catherine 's Court na cidade de Bath entre o final de 1996 e início de 1997.



Relembre a Tracklist:

1."Airbag"

2."Paranoid Android"

3."Subterranean Homesick Alien"

4."Exit Music (For a Film)"

5."Let Down"

6."Karma Police"

7."Fitter Happier"

8."Electioneering"

9."Climbing Up the Walls"

10."No Surprises"

11."Lucky"

12."The Tourist"

Na produção, o grupo utilizou técnicas não convencionais, incluindo reverberação natural através da gravação em uma escada, e sem separação de áudio. As cordas foram gravadas no em um dos estúdios mais famosos e reconhecidos do mundo, o Abbey Road Studios em Londres. O guitarrista Ed O'Brien estimou que 80% do álbum foi gravado ao vivo.

A recepção do projeto da banda foi surpreendente na época, já que as estimativas de venda estavam bem reduzidas, pela gravadora EMI Records, antes mesmo de ser lançado, além de nem o considerarem propício para comercializar. Entretanto, no dia 28 de junho de 1997 o disco conseguiu alcançar o topo do UK Albums Chart, ficando por duas semanas nesta posição, além se tornar o oitavo disco mais vendido do Reino Unido naquele ano.

Ele também teve sua estreia na 21ª colocação da Billboard 200, sendo considerada a maior entrada de um álbum do Radiohead nas paradas norte-americanas na época.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: em 1997, Radiohead chegou ao topo da parada britânica com "OK Computer"" #1
Toque para aumentar

Além disso, “OK Computer” foi certificado 5× platina no Reino Unido e dupla platina nos EUA. Algumas canções que faziam parte da tracklist foram lançadas como singles independentes, elas foram: “Paranoid Android”, “Karma Police”, “Lucky” e “No Surprises”.

E não parou por aí! A popularidade da coletânea se expandiu rapidamente após todo esse reconhecimento, fazendo com que fossem vendidas milhões de cópias pelo mundo inteiro.

No início de 1998, “OK Computer” já havia vendido pelo menos meio milhão de cópias em território britânico e 2 milhões no resto do mundo. Depois de mais de 10 anos, em setembro de 2000, havia vendido 4,5 milhões de cópias mundialmente.

O Los Angeles Times informou que em junho de 2001, a coletânea havia vendido 1,4 milhão de cópias em território norte-americano, e em abril de 2006 a IFPI anunciou que havia vendido 3 milhões de cópias apenas na Europa.

Mesmo 20 anos após seu lançamento, a Official Charts Company registrou vendas totais no Reino Unido de 1,5 milhão, incluindo unidades equivalentes a álbuns. Contando as vendas americanas e europeias, o projeto já havia vendido pelo menos 6,9 milhões de cópias em todo o mundo (ou 7,8 milhões com unidades equivalentes a álbuns)

Em relação a crítica especializada, o álbum também deu o que falar, recebendo diversos elogios. Ele foi nomeado para o Álbum do Ano e ganhou Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy Awards de 1998 e indicado para Melhor Álbum Britânico no Brit Awards de 1998. Alguns anos depois, em 2014, foi incluído pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no National Recording Registry como "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: em 1997, Radiohead chegou ao topo da parada britânica com "OK Computer"" #2
Toque para aumentar

Uma curiosidade interessante é sobre como foi escolhido o nome para o álbum. “OK Computer” foi tirado da série de rádio "Hitchhiker 's Guide to the Galaxy” de 1978, na qual um dos personagens fala a frase "Ok, computador, quero controle manual completo agora". Os integrantes da banda ouviram a série no ônibus durante sua turnê de 1996 e Yorke anotou a frase, assim o termo tornou-se um título provisório para o lado B "Palo Alto", que havia sido considerado para inclusão no álbum. De acordo com Jonny Greenwood, "começou a se conectar e a criar todas essas ressonâncias estranhas com o que estávamos tentando fazer".

O integrante Thom Yorke contou a um tabloide britânico, na época do lançamento, que o título "refere-se a abraçar o futuro, refere-se a ter medo do futuro, do nosso futuro, de todos os outros. Tem a ver com estar em uma sala onde todos esses aparelhos estão funcionando e todas essas máquinas e computadores e assim por diante... e o som que faz". Ele também descreveu o título como "uma frase realmente resignada e aterrorizada…Eu gostaria de ensinar o mundo a cantar".

Vale lembrar que para a comemoração de 20 anos da versão original do álbum, a banda decidiu lançar em junho de 2017 uma reedição intitulada “OK Computer OKNOTOK 1997 2017”, após a aquisição em 2016 do catálogo anterior do Radiohead pela gravadora XL Recordings da EMI.

“OKNOTOK” conta com versões remasterizadas de OK Computer e seus lados B, além de três músicas inéditas: " I Promise ", " Man of War " e " Lift ". Além disso, essa edição especial inclui um livro de arte, notas e uma fita cassete de demos e gravações de sessões.



Veja também:

R.E.M RELANÇA “CHRONIC TOWN”, SEU EP DE ESTREIA

CONHEÇA OS ARTISTAS QUE FARÃO PARTE DO NOVO ÁLBUM DE CALVIN HARRIS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1997 radiohead chegou …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.