Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 40 anos, Prince lançava o single ‘Little Red Corvette'

Foi o primeiro single do cantor a ficar em sexto lugar nas paradas

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

O tema do #TBT de hoje é uma canção importante dos anos 80, escrita por um artista ainda mais marcante: “Little Red Corvette”, do talentoso Prince. A faixa foi disponibilizada como segundo single do álbum que o consolidaria como uma estrela da música, “1999”.

Esta foi a primeira canção do artista a entrar no top 10 da Billboard Hot 100, e hoje aparece na lista das 500 melhores músicas do mundo, elaborada pela revista Rolling Stone.


“Little Red Corvette” é lembrada como uma das poucas músicas escritas sobre o modelo de automóvel conhecido como Corvette. O carro foi criado pela Chevrolet em 1953 e, desde então, é caracterizado por um motor potente e um visual esportivo.

Entretanto, a letra de Prince vai além de curiosidades sobre o veículo - na faixa, ele é apenas uma metáfora. Através do tal Pequeno Corvette vermelho, ele canta sobre uma mulher que o fascina por sua quantidade de parceiros. Assim como o carro, ela é muito rápida, e a sua velocidade impressiona o vocalista.

Um artigo de 2016 mencionou quem foi a inspiração do artista para compor a canção: Renata Kanclerz, esposa de Lisa Coleman, musicista que era membro da banda de apoio de Prince. A ideia surgiu após dar uma volta no carro dela, logo depois de saírem de uma noite de gravação no estúdio. Entretanto, ao contrário do que muitos pensavam, eles não estavam em um Corvette vermelho.

Na verdade, é um Mercury Montclair Maraudes rosa de 1964. Prince a ajudou a comprar em um leilão em 1980 na cidade de Minneapolis, e Lisa ainda tem aquele carro (mas precisamos fazer uma manutenção). Essencialmente, é o original. O próprio Prince chegou a causar alguns arranhões nele”.

Videoclipe

Com uma banda ao fundo, Prince realiza uma performance sob as icônicas luzes roxas, mantendo contato visual com a câmera. No vídeo ele performa uma dança energética para acompanhar o solo da guitarra.

Dirigido por Bryan Greenberg, o clipe foi a segunda produção do artista a passar na MTV. Os singles “1999” e “Little Red Corvette” fizeram história ao entrarem na programação do canal, já que, na época, qualquer coisa que desviasse do ideal do Pop era ignorado. Dessa forma, abriram espaço para composições de artistas negros e canções de R&B.

Confira o vídeo completo:




1999

“Little Red Corvette” faz parte de “1999”, quinto álbum de estúdio do cantor. O disco debutou em nono lugar na lista dos 200 álbuns mais populares dos Estados Unidos, e rendeu a Prince a sua primeira indicação ao Grammy para a categoria de Melhor Performance Masculina de R&B.

Além do toque de rock que a faixa traz ao conjunto da obra, o álbum é marcado por elementos do funk e techno. Com canções longas, o trabalho foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, e até hoje é lembrado. Em 2003, entrou para a lista dos 500 melhores álbuns da história da revista Rolling Stone, e não saiu de lá desde então.


Diante de tanto clamor e talento, os ouvintes de Prince lamentaram fortemente a morte do cantor em 2016, e muitos usaram suas músicas como forma de vivenciar seu luto. No mesmo ano do seu falecimento, “1999” retornou para o topo da Billboard 200 e alcançou a sétima posição do ranking.

Veja também:

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: HOLLOW COVES

“RUNNING OUT OF TIME”: PARAMORE CANTA NOVA FAIXA AO VIVO

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 40 anos, Prince lançava o single ‘Little Red Corvette'" #1
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores




Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 40 anos prince lancava …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.