Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tchecos e poloneses aumentam controles na fronteira com Eslováquia para conter fluxo de imigrantes

Placeholder - loading - Fronteira da República Tcheca com Eslováquia  29/9/2022   REUTERS/Radovan Stoklasa
Fronteira da República Tcheca com Eslováquia 29/9/2022 REUTERS/Radovan Stoklasa

Publicada em  

Por Jason Hovet e Pawel Florkiewicz

PRAGA/VARSÓVIA (Reuters) - A República Tcheca e a Polônia tomaram medidas coordenadas para introduzir controles ao longo de suas fronteiras com a Eslováquia para conter os fluxos de imigração ilegal e atividade de contrabandistas, disseram os países nesta terça-feira.

Os controles mais rígidos começarão na quarta-feira e durarão 10 dias, com a possibilidade de uma extensão.

Lidar com a imigração ilegal tem sido tanto um ponto de discórdia quanto de união para os vizinhos da Europa Central, que juntos lutaram contra a imposição de cotas pela União Europeia para receber imigrantes.

Ao mesmo tempo, com todos os países na zona livre de vistos de Schengen da UE, os controles de fronteira mais rígidos em meio a um aumento nos fluxos de imigrantes têm causado atritos políticos e comerciais.

Nas eleições na Eslováquia, no último fim de semana, e na Polônia, no final deste mês, a imigração ilegal tem sido uma questão fundamental.

'Essa é uma medida necessária para a luta efetiva contra grupos de contrabandistas e imigração ilegal', afirmou o ministro do Interior tcheco, Vit Rakusan, na plataforma de mídia social X.

Ele disse que os controles seriam aleatórios ao longo de toda a fronteira e procurariam limitar o impacto sobre o tráfego transfronteiriço.

O governo da Eslováquia criticou a medida e disse que reagiria quando se reunisse na quarta-feira, e o primeiro-ministro eslovaco Ludovit Odor declarou que a questão precisava de uma solução europeia.

A Eslováquia tem enfrentado um número crescente de imigrantes ilegais que entram no país em direção à Alemanha e à Europa Ocidental. Os imigrantes, predominantemente homens jovens do Oriente Médio e do Afeganistão, chegam principalmente pela chamada rota dos Bálcãs, entrando na Hungria pela Sérvia.

O ex-primeiro-ministro de esquerda da Eslováquia Robert Fico adotou uma linha dura sobre a questão antes da eleição do último fim de semana. Seu partido venceu e agora está tentando formar um governo, e Fico disse que a proteção da fronteira com a Hungria será uma prioridade.

O governo de Odor, em um papel de interino, disse que é praticamente impossível fechar a fronteira de 655 km com a Hungria, embora tenha ordenado que até 500 soldados ajudem nas patrulhas policiais.

A Eslováquia afirmou no mês passado que o número de imigrantes ilegais detidos havia aumentado nove vezes, chegando a mais de 27.000 este ano.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tchecos e poloneses aumentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.