Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Tesla simplificará trabalho de design de chips de IA, diz Musk

Tesla simplificará trabalho de design de chips de IA, diz Musk

Reuters

08/08/2025

Placeholder - loading - Um Tesla Model Y no primeiro showroom da Tesla na Índia, em Mumbai, Índia, em 4 de agosto de 2025. REUTERS/Francis Mascarenhas
Um Tesla Model Y no primeiro showroom da Tesla na Índia, em Mumbai, Índia, em 4 de agosto de 2025. REUTERS/Francis Mascarenhas

(Reuters) - A Tesla simplificará sua pesquisa de chips de IA para se concentrar no desenvolvimento de chips de inferência usados para executar modelos de inteligência artificial e tomar decisões em tempo real, disse o presidente-executivo Elon Musk, após reportagens de que ele havia ordenado o fechamento da equipe interna do supercomputador Dojo.

A Bloomberg News citou na quinta-feira fontes familiarizadas com o assunto afirmando que Musk ordenou a dissolução da equipe Dojo, com o líder da equipe, Peter Bannon, deixando a empresa.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

O supercomputador Dojo foi projetado com base em chips de treinamento personalizados para processar grandes quantidades de dados e vídeos dos veículos elétricos da Tesla para treinar o software de direção autônoma da montadora.

'Não faz sentido para a Tesla dividir seus recursos e desenvolver dois modelos de chips de IA bastante diferentes', disse Musk em um post no X na noite de quinta-feira.

'O Tesla AI5, AI6 e os chips subsequentes serão excelentes para inferência e, no mínimo, muito bons para treinamento. Todos os esforços estão voltados para isso', disse ele, sem mencionar diretamente o Dojo.

Analistas do Morgan Stanley, liderados por Adam Jonas, avaliaram o supercomputador Dojo em US$500 bilhões em 2023, dizendo que ele abriu um novo mercado para a montadora além das vendas de carros, semelhante à forma como a unidade de nuvem da Amazon aumenta o lucro da empresa de comércio eletrônico.

(Reportagem de Preetika Parashuraman, Mrinmay Dey, Chandni Shah e Akash Sriram em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.