Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Teste simples detecta câncer intestinal

Apenas através de uma gota de sangue será possível realizar diagnóstico preciso

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Teste simples detecta câncer intestinal"

Publicada em  

Câncer Intestinal poderá ser detectado por uma gota de sangue. Esse teste é foco de um estudo britânico, que vai revolucionar o diagnóstico da enfermidade. Não há data estabelecida de quando técnica chegará no mercado, e ainda não é possível afirmar se mecanismo estará disponível na América Latina.

Apesar das incertezas em relação ao lançamento, é inegável que recurso irá possibilitar inúmeros benefícios, dentre eles, será possível identificar com mais precisão condições pré-cancerígenas, como pólipos.


Outra vantagem é que certos pacientes poderão ser poupados do exame de colonoscopia, considerado invasivo, usado para detectar lesões no interior do órgão.


Somente na Inglaterra, lugar em que a técnica vem sendo desenvolvida, por ano, mais de 40 mil pessoas descobrem a doença. Na localidade, é o segundo tipo de tumor com maior chance de morte.

Hoje, em muitas ocorrências, somente se detecta a enfermidade quando o paciente já está em fase avançada, podendo apresentar, entre outros sintomas, sangue nas fezes.

O novo teste, criado pela empresa de biomedicina Universal Diagnostics, busca determinadas moléculas no sangue, conhecidas como biomarcadores. Elas são liberadas por células cancerígenas. Os resultados são gerados de forma rápida, em 24 horas.


Estudos apontam que a sua precisão pode detectar 87 % dos cânceres colorretais. E diagnostica 83 % dos pólipos, os quais têm potencial de se tornarem algo maligno no futuro, e por isso, precisam ser retirados. Assim, é possível prevenir a enfermidade antes mesmo da doença ser deflagrada.

Segundo especialistas, diagnosticar o câncer colorretal de modo precoce poderá impactar no aumento da probabilidade de sobrevivência. Por isso, um teste dese tipo: simples, não invasivo e preciso é tão relevante e pode ajudar a salvar milhares vidas.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. teste simples detecta cancer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.