Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

The Doors: 49 anos da morte de Jim Morrison

Um dos artistas mais emblemáticos de todos os tempos

Placeholder - loading - The Doors - Photoshoot/Divulgação
The Doors - Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Hoje faz 49 anos da morte de um dos maiores astros da rock n’roll de todos os tempos: Jim Morrison, vocalista da icônica banda The Doors. Além de cantor, era compositor, poeta, pianista e tinha conhecimentos no uso de sintetizadores. O artista teve uma carreira breve na indústria musical, mas deixou influências fortíssimas em trabalhos do gênero, e é sempre colocado como um dos maiores cantores de todos os tempos por analistas e críticos especializados.

Veja também: Waiting for the Sun, do The Doors, ganha nova versão

James “Jim” Douglas Morrison nasceu no dia 8 de dezembro de 1943 em Melbourne, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Jim era filho do almirante George Stephen Morrison e da funcionária da marinha americana Clara Clark Morrison. Como militares, os pais do artista eram rigorosamente conservadores, mas ironicamente, o cantor deu por ser completamente antagônico aos pontos de vista da família, o que já pode ter o marcado, desde criança, como rebelde.

Mais tarde na vida do artista, movido por um punhado de livros sobre filosofia, e a vontade de explorar o mundo, levou James a seguir a vida boémia que a Califórnia podia oferecer, já que ele cursava cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Após se formar, o cantor intensificou os passeios da madrugada sem destino, até encontrar um antigo colega, Ray Manzarek. Como Morrison já era poeta, Ray pediu-lhe para ler algum texto, e após ficar encantado com a lírica de Jim, ambos tiveram a ideia de ter uma banda.

O nome da banda nasceu de uma citação do livro The Doors of Perception (As Portas da Percepção, 1954) do autor Aldous Huxley. No parágrafo em questão havia um verso de um poema de William Blake, um dos maiores nomes da poesia inglesa, retirado do livro The Marriage of Heaven and Hell (O Matrimônio do Paraíso e Inferno, 1793), que dizia: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite", que traduzido significa "se as portas da percepção estiverem limpas, todas as coisas se apresentarão ao homem como são, infinitas".

Jim Morrison foi encontrado morto no dia 3 de julho de 1971, na banheira de seu apartamento em Paris, capital francesa. Apesar da causa da morte ter sido ataque cardíaco, há diversas teorias sobre o que de fato levou o artista ao óbito. Na lapide do artista está escrito “Kata Ton Daimona Eaytoy”, uma palavra em grego que significa algo próximo de “Contra o demônio dentro de si mesmo”, uma referência aos livros do escritor Aleister Crowley. O artista é considerado um dos maiores cantores de toda a história, e entrou para a lista dos 100 melhores pela revista Rolling Stone em vigésimo segundo lugar. Apesar da passagem curta, o cantor é uma lenda da história, não do rock, mas de toda a música.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. the doors 49 anos da morte de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.