Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Treinos de força e resistência podem ser benéficos ao coração

Pesquisadores sugerem que a prática faz bem a diversos públicos, inclusive a idosos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Treinos de força e resistência podem ser benéficos ao coração"

Publicada em  

Segundo um estudo divulgado por um jornal argentino, o exercício físico e regular, aquele que é feito para otimizar a força muscular, favorece a saúde cardiovascular e pode ajudar diversas pessoas com perfis distintos. Conforme o material publicado na Nature Reviews Cardiology, entender como a atividade física influencia nos distintos sistemas e órgãos do corpo humano poderia gerar novas estratégias terapêuticas para atacar os mecanismos das enfermidades cardiovasculares.

Para Mikel Izquierdo Redín, professor do departamento de Ciências de Saúde da Universidade Pública de Navarra e pesquisador de um centro de biomédica do governo da cidade espanhola, a perda da força e da massa muscular é um dos fatores, geralmente, esquecido relativos às enfermidades do coração. E isso pode ser corrigido com um programa de treinamento de força, inclusive, para idosos.

Os autores da pesquisa destacaram que está na hora de considerar esse tipo de exercício físico, como uma espécie de remédio para o tratamento de doenças do coração. O mais interessante é que se comparado a maioria dos demais medicamentos, a prática se diferencia, pois é livre de efeito adversos, por exemplo. E os benefícios são dependentes, em certo grau, da dose. Então, ao conseguir se adaptar as tarefas, o praticante pode até mesmo aumentar as doses.

Contudo, os estudiosos lamentam que, por ora, o potencial do exercício de resistência e do treinamento de força para reverter tanto a enfermidade como os efeitos do envelhecimento sobre a massa muscular, que melhoram a saúde cardiovascular, mesmo sendo benéficos, são pouco reconhecidos, na maioria dos tratamentos clínicos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. treinos de forca e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.