Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal Constitucional polonês rejeita plano do governo para reformular mídia pública

Placeholder - loading - Polícia se coloca diante do prédio da TV pública polonesa TVP enquanto manifestantes e políticos do partido Lei e Justiça  protestam depois que novo governo da Polônia tirou do ar ocanal público de no
Polícia se coloca diante do prédio da TV pública polonesa TVP enquanto manifestantes e políticos do partido Lei e Justiça protestam depois que novo governo da Polônia tirou do ar ocanal público de no

Publicada em  

Por Anna Wlodarczak-Semczuk

WARSAW (Reuters) - O Tribunal Constitucional polonês rejeitou como ilegais, nesta quinta-feira, os planos de liquidar a rádio, a televisão e a agência de notícias estatais do país, que, segundo o novo governo de coalizão pró-UE, se tornaram veículos de propaganda da administração anterior de direita.

A decisão da corte ressalta os desafios que a coalizão do primeiro-ministro Donald Tusk enfrenta para reverter as reformas introduzidas pelo gabinete anterior do partido Lei e Justiça (PiS).

O Ministério da Cultura da Polônia rapidamente classificou a decisão como inválida devido ao que disse serem irregularidades na nomeação dos juízes do Tribunal, todos eles indicados pelo PiS, exacerbando um conflito entre o governo Tusk e os apoiadores e aliados do antigo partido governista, que incluem o presidente Andrzej Duda.

O ministério também evocou resoluções passadas da Corte Europeia de Direitos Humanos, afirmando que o tribunal, da forma como está estabelecido atualmente, 'não é uma corte independente e imparcial' e que suas decisões, portanto, 'não têm força universalmente vinculante'.

Sua posição alimenta ainda mais a confusão jurídica e não ficou imediatamente claro como a situação poderia ser resolvida.

Em sua decisão, o Tribunal Constitucional afirmou que todas as decisões sobre empresas públicas de radiodifusão devem se basear na Lei de Radiodifusão e não no Código de Empresas Comerciais, o que torna as decisões do ministro inválidas.

'O direito de demitir membros da administração (dos veículos estatais) cabe exclusivamente ao Conselho Nacional de Mídia', acrescentou o tribunal, referindo-se a uma instituição criada pelo PiS e administrada por vários de seus parlamentares atuais ou antigos.

O governo Tusk acusa o PiS de lotar tribunais, órgãos reguladores e outras instituições com seus partidários durante seus oito anos de governo, quando muitas vezes foi criticado pela União Europeia por questões relacionadas ao Estado de Direito.

A UE congelou bilhões de euros em fundos destinados à Polônia e Tusk prometeu reverter as reformas judiciais do governo do PiS para desbloquear esses recursos.

Na época, o PiS argumentou que tinha o direito de reformular as instituições nacionais de acordo com seu mandato democrático e acusou a UE de exceder seus poderes.

Embora muitos advogados compartilhem dúvidas sobre a validade dos veredictos emitidos pelo Tribunal Constitucional em sua formação atual, no entanto, alguns, como a Fundação Helsinki para Direitos Humanos, também questionaram a legalidade das ações do ministério sobre a mídia pública.

O ministro da cultura da Polônia anunciou, em dezembro, que estava tomando medidas para liquidar a televisão, a rádio e a agência de notícias estatais depois que o presidente Duda vetou os planos de gastos do novo governo para o financiamento da mídia pública.

A TV estatal polonesa, a rádio e a agência de notícias PAP ainda estão funcionando, mas com novos programas e jornalistas. O governo sinalizou que, após a liquidação, pretende recriá-las como novas entidades legais sob nova administração.

O conflito sobre o direito do governo de liquidar as empresas públicas de mídia é apenas um dos vários entre a administração atual e a anterior.

Dois ex-ministros do PiS entraram em greve de fome este mês depois de serem presos por abuso de poder em cargos anteriores. O ex-ministro do Interior Mariusz Kaminski descreveu-se como um 'preso político'.

O governo Tusk e seus apoiadores afirmam que isso é um absurdo e que estão determinados a fazer com que a Polônia volte a se alinhar com os padrões democráticos da UE e a desbloquear os recursos congelados após anos de conflito entre Varsóvia e Bruxelas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal constitucional …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.