Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal eleitoral de El Salvador aprova campanha de reeleição de Bukele

Placeholder - loading - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, discursa em  inauguração da usina hidrelétrica em San Luis de La Reina, El Salvador 19/10/2023 REUTERS/Jose Cabezas
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, discursa em inauguração da usina hidrelétrica em San Luis de La Reina, El Salvador 19/10/2023 REUTERS/Jose Cabezas

Publicada em  

SAN SALVADOR (Reuters) - O tribunal eleitoral de El Salvador aprovou nesta sexta-feira a candidatura do presidente Nayib Bukele à eleição presidencial do próximo ano, na qual ele buscará um segundo mandato que pode mantê-lo no poder até 2029, se reeleito.

A decisão chega uma semana após o presidente de 42 anos entrar formalmente com a documentação necessária para concorrer à reeleição, apesar de preocupações com sua elegibilidade constitucional para buscar um segundo mandato consecutivo.

Membros do tribunal eleitoral são eleitos pelo Congresso, controlado pelo partido Novas Ideias do presidente. Dos cinco membros da corte, quatro decidiram a favor da candidatura de reeleição de Bukele e um se absteve.

Embora críticos questionem se Bukele pode buscar um segundo mandato, citando uma proibição constitucional, o principal tribunal do país decidiu em 2021 que ele pode concorrer. Os juízes desse colegiado também são indicados pelo Congresso.

Em janeiro deste ano, o Congresso aprovou uma reforma que pune quem impedir o registro de candidatos para eleições em até 15 anos de prisão.

Ex-prefeito de San Salvador, Bukele tem uma enorme popularidade, em grande parte pela repressão às gangues violentas do país da América Central, com mais de 75.000 pessoas suspeitas de serem membros desses grupos presas até agora.

Os crimes violentos despencaram desde que a política foi lançada no início do ano passado.

Pesquisa recente realizada pelo Centro de Estudos Cidadãos da Universidade Francisco Gavidia deu ao Novas Ideias quase 70% de apoio, em comparação com pouco mais de 4% do seu concorrente mais próximo.

(Reportagem de Gerardo Arbaiza)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal eleitoral de el …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.