Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tripulação privada de astronautas com primeira árabe em órbita retorna de estação espacial

Placeholder - loading - Comandante Peggy Whitson e especialista Rayyanah Barnawi antes de lançamento da espaçonave Axiom Mission 2 no Centro Espacial Kennedy, no Estado norte-americano da Flórida 21/05/2023 REUTERS/Joe Skipp
Comandante Peggy Whitson e especialista Rayyanah Barnawi antes de lançamento da espaçonave Axiom Mission 2 no Centro Espacial Kennedy, no Estado norte-americano da Flórida 21/05/2023 REUTERS/Joe Skipp

Publicada em  

Por Steve Gorman

(Reuters) - Uma equipe de astronautas totalmente privada formada por dois norte-americanos e dois sauditas, incluindo a primeira mulher árabe a entrar em órbita, pousou com segurança na Flórida nesta terça-feira, encerrando uma missão de pesquisa de oito dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

A cápsula SpaceX Crew Dragon que os transportava caiu de paraquedas no Golfo do México, na costa da Cidade do Panamá, Flórida, após um voo de retorno de 12 horas e um mergulho de reentrada na atmosfera da Terra.

A queda na água foi transmitida ao vivo por transmissão conjunta promovida pela SpaceX e pela empresa por trás da missão, Axiom Space.

O grupo concluiu a segunda missão à estação espacial, equipado e treinado integralmente com despesas privadas da Axiom, empresa de 7 anos sediada em Houston liderada pelo ex-gerente do programa da ISS da Nasa.

A tripulação do Axiom 2 foi liderada pela astronauta aposentada da Nasa Peggy Whitson, de 63 anos de idade, que detém o recorde norte-americano de maior tempo gasto em órbita com 665 dias no espaço em três missões de longa duração para a ISS, incluindo 10 caminhadas espaciais. Ela agora atua como diretora de voos espaciais tripulados da Axiom.

O piloto designado do Ax-2 foi John Shoffner, de 67 anos, um aviador, piloto de carros de corrida e investidor do Alasca.

Completando a tripulação de especialistas da missão estavam os dois primeiros astronautas da Arábia Saudita a voar a bordo de uma espaçonave privada -- Ali Alqarni, 31 anos, piloto de caça da Força Aérea Real Saudita; e Rayyanah Barnawi, 34 anos, cientista biomédica na área de pesquisa de células-tronco cancerígenas.

Barnawi é a primeira mulher do mundo árabe a ser lançada na órbita da Terra e a primeira mulher saudita a voar no espaço, conquista que ocorre apenas cinco anos após mulheres da Arábia Saudita ganharem o direito de dirigir, em junho de 2018.

Em agosto de 2022, Sara Sabry se tornou a primeira mulher árabe e a primeira egípcia a voar para o espaço em uma breve viagem suborbital operada pelo empreendimento astroturístico Blue Origin de Jeff Bezos.

(Reportagem de Steve Gorman, em Los Angeles)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tripulacao privada de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.