Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump ataca votação de impeachment em comício de campanha para reeleição

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, durante comício em Battle Creek, no Michigan 18/12/2019 REUTERS/Leah Millis

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante comício em Battle Creek, no Michigan 18/12/2019 REUTERS/Leah Millis


Publicada em  

Por Steve Holland e Jeff Mason

BATTLE CREEK, Michigan/WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repudiou a votação de impeachment contra ele na Câmara dos Deputados na quarta-feira, mas garantiu que os republicanos do Senado impedirão seu afastamento.

'Este impeachment fora da lei e partidário é uma marcha de suicídio político do Partido Democrata', disse Trump em um comício de sua campanha de reeleição no Michigan, enquanto a Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, votava a favor de seu impedimento.

A votação do impeachment lançou uma sombra sobre Trump, que é muito preocupado com a imagem, colocando-o entre somente quatro de 45 presidentes que enfrentaram uma possível deposição através de um impeachment. Só um, Richard Nixon, de fato deixou o cargo, e o fez antes de uma votação de impeachment acontecer na Câmara.

As garantias do líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, de que a Casa controlada pelos republicanos não o condenará em um julgamento no início do ano que vem confortaram pouco Trump, que vem se queixando que a 'repugnante' palavra impeachment está sendo associada a ele.

No Michigan, Estado que o ajudou a vencer a eleição presidencial de 2016 e que será crucial na votação do próximo novembro, Trump expressou orgulho pelo fato de os republicanos da Câmara terem se unido na oposição ao impeachment e de três democratas também terem votado contra ele.

Trump disse que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e os democratas impuseram a si mesmo uma 'marca eterna de vergonha'. Dezenas de milhões de pessoas comparecerão no ano que vem para reverter o controle democrata da Câmara e 'escorraçar Pelosi do cargo', disse.

'São eles que deveriam ser impedidos, cada um deles', afirmou ele a respeito dos democratas.

O comício foi um palco conveniente para Trump abordar a questão e dar rédea solta à retórica. Ele atacou muitos democratas pelo nome e repetiu vários bordões que serviram como uma verdadeira coletânea de suas muitas queixas. Ele até insinuou que um ex-parlamentar do Michigan, o falecido deputado John Dingell, não foi para o céu ao morrer. Agendado semanas atrás, o comício aconteceu para coincidir justamente com o dia da votação na Câmara.

Apoiadores na plateia não deram sinais de que seu entusiasmo por Trump diminuiu, bradando 'mais quatro anos!'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump ataca votacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.