Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump busca golpe final pela indicação republicana com disputa da Superterça

Placeholder - loading - Votação da Superterça no Texas 5/3/2024   REUTERS/Cheney Orr
Votação da Superterça no Texas 5/3/2024 REUTERS/Cheney Orr

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joseph Ax e Gram Slattery

FORT WORTH (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump tentará na 'Superterça' dar um golpe final em sua única adversária para a indicação presidencial republicana, Nikki Haley, com 15 Estados realizando disputas republicanas no maior dia de votação da temporada de primárias.

O ex-presidente, que domina a campanha republicana desde o início, apesar de sua série de acusações criminais, venceu todas as disputas iniciais de indicação, com exceção de uma, reduzindo a dois o vasto campo de candidatos republicanos no processo.

Embora Trump não possa ganhar delegados suficientes na terça-feira para conquistar formalmente a indicação, outro desempenho dominante acabaria essencialmente com qualquer resquício de suspense. Ao todo, as disputas de terça-feira concederão mais de um terço dos delegados republicanos - e mais de 70% do número necessário para garantir a indicação.

Uma terceira indicação consecutiva de Trump resultaria em uma revanche contra o presidente democrata Joe Biden na eleição de novembro. Biden deve vencer facilmente as disputas democratas de terça-feira, embora ativistas contrários à política de Biden em relação a Israel estejam convocando muçulmanos americanos e progressistas a votarem em 'descompromisso' em Minnesota como forma de protesto.

Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU sob o comando de Trump, tem enfrentado cada vez mais dúvidas sobre por quanto tempo continuará sua campanha, principalmente depois de perder em seu Estado natal, a Carolina do Sul, há 10 dias.

Ela havia se comprometido a continuar até as disputas da Superterça, mas não fez nenhuma promessa além disso, e sua campanha não programou nenhum evento público na terça-feira ou depois.

Trump estava à frente de Haley em todos os Estados da Superterça em que havia dados de pesquisas públicas disponíveis, de acordo com o site de acompanhamento de pesquisas 538. Na Califórnia e no Texas, que juntos somam mais de 300 delegados, Trump estava à frente por uma média de mais de 50 pontos percentuais.

Mas os aliados de Haley veem uma pequena janela de oportunidade para conseguir uma vitória em Estados como Virgínia, Massachusetts e Vermont, que têm mais eleitores ricos e com formação universitária que tendem a apoiar sua candidatura.

Esses três Estados também estão entre os vários da Superterça que não exigem que os eleitores das primárias sejam republicanos registrados. Os eleitores independentes e moderados favoreceram Haley em detrimento de Trump nos primeiros Estados de votação, de acordo com pesquisas de boca de urna da Edison Research.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump busca golpe final pela …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.