Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump diz que minimizou coronavírus pois não queria criar pânico, segundo livro de Bob Woodward

Trump diz que minimizou coronavírus pois não queria criar pânico, segundo livro de Bob Woodward

Reuters

09/09/2020

Placeholder - loading - 08/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
08/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu em fevereiro que sabia quão mortal e contagioso era o novo coronavírus, mas o minimizou porque não queria criar pânico, de acordo com gravações de entrevistas feitas para um novo livro.

As gravações, obtidas pela CNN e usadas em um novo livro intitulado 'Rage', do jornalista Bob Woodward, vêm à tona semanas antes da eleição presidencial de 3 de novembro e ao mesmo tempo em que os esforços de Trump para combater a Covid-19 têm sido intensamente criticados por terem sido tarde demais.

O presidente republicano, que é atacado pelo oponente democrata, Joe Biden, por causa da resposta lenta do governo dos EUA ao coronavírus, minimizou o vírus por meses enquanto se espalhava rapidamente por todo o país.

'Eu sempre quis minimizar', disse Trump a Woodward em 19 de março, dias depois de declarar emergência nacional. 'Ainda pretendo minimizar, porque não quero criar pânico.'

De acordo com as entrevistas, relatadas pela CNN e pelo The Washington Post, Trump sabia que o vírus era especialmente mortal no início de fevereiro.

'Vai pelo ar', declarou Trump em uma gravação de entrevista em 7 de fevereiro com Woodward. 'Isso é sempre mais difícil do que o toque. Você não tem que tocar nas coisas. Certo? Mas o ar, você apenas respira o ar e é assim que ele passa.”

'E isso é muito complicado. É muito delicado. Também é mais mortal do que uma gripe forte.'

Woodward conduziu 18 entrevistas com Trump para o livro, que será lançado em 15 de setembro.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse nesta quarta-feira que Trump não enganou intencionalmente os norte-americanos sobre a gravidade da epidemia de coronavírus.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.