Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump não fornecerá dinheiro à Ucrânia se for eleito, diz premiê da Hungria

Trump não fornecerá dinheiro à Ucrânia se for eleito, diz premiê da Hungria

Reuters

11/03/2024

Placeholder - loading - Donald Trump ao lado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na Casa Branca, quando era presidente dos EUA 13/05/2019 REUTERS/Carlos Barria
Donald Trump ao lado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na Casa Branca, quando era presidente dos EUA 13/05/2019 REUTERS/Carlos Barria

BUDAPESTE (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump não fornecerá dinheiro para ajudar a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia caso ele vença as eleições de novembro, o que apressará o fim do conflito, disse o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, após se encontrar com o líder republicano.

O premiê nacionalista, que está apoiando a candidatura de seu aliado de longa data para retornar à Casa Branca, encontrou-se com Trump na Flórida na sexta-feira.

'Ele não dará um centavo para a guerra entre a Ucrânia e a Rússia e, portanto, a guerra terminará', disse Orbán à televisão estatal no domingo. 'Como é óbvio, a Ucrânia por si só não consegue se manter de pé.'

'Se os norte-americanos não derem dinheiro e armas, e também os europeus, essa guerra terminará. E se os norte-americanos não derem dinheiro, os europeus não poderão financiar essa guerra por conta própria, e então a guerra terminará.'

Orbán tem se recusado a enviar armas para Kiev e mantido laços econômicos estreitos com Moscou desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em 2022. Ele se reuniu pela última vez com o presidente russo Vladimir Putin em outubro na China, apesar dos esforços da União Europeia para isolar Moscou.

Orbán disse que é 'outra questão' como a guerra será encerrada com negociações de paz após uma trégua e como uma Europa estável e segura será criada, mas primeiro a paz deve ser alcançada e 'ele (Trump) tem os meios para isso'.

Uma declaração da campanha de Trump não mencionou a Ucrânia, dizendo que o ex-presidente discutiu com Orbán questões que afetam ambos os países, incluindo a segurança de suas respectivas fronteiras.

Há muito tempo os líderes europeus estão nervosos com a possibilidade de que outro mandato de Trump signifique a diminuição do apoio dos EUA à Ucrânia e à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

(Por Krisztina Than)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.