Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tunísia recupera 901 corpos de migrantes mortos no litoral desde início do ano

Placeholder - loading - Barcos usados ​​por migrantes e apreendidos pela guarda costeira da Tunísia, em Sfax 26/04/2023 REUTERS/Jihed Abidellaoui
Barcos usados ​​por migrantes e apreendidos pela guarda costeira da Tunísia, em Sfax 26/04/2023 REUTERS/Jihed Abidellaoui

Publicada em  

TÚNIS (Reuters) - A guarda costeira da Tunísia recuperou 901 corpos de imigrantes afogados em sua costa entre 1º de janeiro e 20 de julho deste ano, disse o ministro do Interior do país, Kamel Feki, nesta quarta-feira, marcando um número sem precedentes de vítimas no litoral do país.

O país do norte da África enfrenta uma onda recorde de migração este ano, com frequentes catástrofes de naufrágios de barcos de migrantes da África subsaariana em direção à Itália.

A Tunísia substituiu a Líbia como principal ponto de partida da região para as pessoas que fogem da pobreza e dos conflitos na África e no Oriente Médio na esperança de uma vida melhor na Europa.

Feki disse ao Parlamento que entre os 901 corpos encontrados estavam 36 tunisianos e 267 imigrantes estrangeiros, enquanto as identidades dos demais eram desconhecidas.

A maioria dos barcos que transportam migrantes parte da costa da cidade de Sfax, no sul.

Milhares de migrantes não-documentados se reuniram na cidade litorânea de Sfax nos últimos meses com o objetivo de partir para a Europa em barcos administrados por traficantes de pessoas, levando a uma crise migratória sem precedentes na Tunísia.

Cerca de 75.065 migrantes de barco chegaram à Itália até 14 de julho, contra 31.920 no mesmo período do ano passado, mostraram dados oficiais. Mais da metade partiu da Tunísia.

A União Europeia e a Tunísia assinaram em julho um acordo de 'parceria estratégica' que inclui o combate aos traficantes de seres humanos e o estreitamento das fronteiras marítimas durante um aumento acentuado de barcos que saem do país do norte da África para a Europa.

(Reportagem de Tarek Amara)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tunisia recupera 901 corpos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.